icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
BAHIA

Estudantes da Ufba são premiados em concurso no Rio

O trabalho desenvolvido pelos estudantes de Engenharia Civil ficou entre os cinco projetos universitários vencedores

foto autor

21/03/2014 às 12:18 • Atualizada em 28/08/2022 às 2:58 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Felipe Jens, da Odebrecht Properties (dir), premiou a equipe da Ufba
Apresentar soluções para tornar as habitações de interesse social sustentáveis. Com essa ideia, um projeto da Universidade Federal da Bahia conquistou o 4º lugar na 6ª edição do Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável, que aconteceu, na noite de anteontem, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
Dentre 112 projetos inscritos de 59 universidades, o trabalho desenvolvido pelos estudantes de Engenharia Civil Angelo Augusto Caldas Bello, 21 anos, e Vanessa Saback de Freitas, 20, ficou entre os cinco projetos universitários vencedores. Com orientação da professora da Escola Politécnica da Ufba Dayana Bastos Costa, os estudantes identificaram que é viável economicamente implementar soluções sustentáveis nos empreendimentos de interesse social.
“Analisamos dois empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida e percebemos que com um investimento relativamente baixo é possível inserir elementos sustentáveis”, explica a professora.
Pelo estudo para que os empreendimentos ganhassem a certificação sustentável básica precisaria de um acréscimo de custos total da obra de 1,33%. O trabalho foi contemplado com o prêmio em dinheiro de R$ 60 mil, que é dividido em três partes iguais entre a universidade, os estudantes e a orientadora. O 1º lugar foi para o trabalho “Criação de tilápias com água de reuso após tratamento por osmose reversa” da Universidade Federal Rural do Semi-Árido do Rio Grande do Norte.
Responsável pelos projetos de sustentabilidade da Odebrecht, Sérgio Leão explica que a sustentabilidade está em todos projetos da empresa. “No caso de obras grandes de engenharia como barragens e rodovias entre 10% e 15% do orçamento é voltado para as soluções de sustentabilidade como meio ambiente, social e econômico”, diz. As inscrições para a edição 2014 serão abertas em abril. O jornalista viajou a convite da Odebrecht. Matéria original Correio 24h Estudantes da Ufba são premiados em concurso no Rio

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia