A onda de manifestações que se espalhou por diversas cidades brasileiras da última semana chegou ao município de Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, no final da manhã desta sexta-feira (21). Na frente da prefeitura da cidade, cerca de 150 jovens se reuniram pacificamente e seguiram em caminhada pela Praça Senador Themístocles, onde são realizados os festejos juninos.
O ato aconteceu após mobilização pelo grupo #VemPraRuaCruzdasALmas, no Facebook, e duas reuniões presenciais, quando os participantes decidiram não interferir no andamento da tradicional festa de São João. “Organizamos tudo pensando no direito de ir e vir das pessoas. Não queremos atrapalhar os festejos e, por isso, decidimos que a próxima manifestação [marcada para o dia 26 de junho] também será realizada em um horário que não interfira na rotina da cidade”, disse a estudante Pollyana Rocha.
Na manifestação de hoje, eles levaram cartazes e bandeiras para as ruas da cidade e foram acompanhados de perto por uma viatura da Polícia Militar, que não precisou intervir na ação do grupo, formado principalmente por estudantes universitários. “O movimento é apartidário e tem pautas locais e nacionais”, destacou o universitário Augusto Oliveira, que carrega consigo uma bandeira da União da Juventude Socialista (UJS).
Entre as pautas locais do movimento, estão a efetivação da emergência pediátrica no município e a melhoria da segurança pública na região. A PEC 37 e a criminalização da homofobia, além de outros dez itens, engrossam as reivindicações nacionais do grupo.
O protesto durou cerca de 2 horas e, como programado, não atrapalhou no andamento da festa, que começou às 10h com um trio
nordestino itinerante. Além das atrações que vão se apresentar gratuitamente na Praça Senador Themístocles, como a dupla Bruno e Marrone e o grupo Estakazero, a banda Chiclete com Banana vai desfilar em um trio elétrico pelas ruas da cidade com o bloco do Forró do Bosque. Matéria original: Correio 24h Estudantes de Cruz das Almas fazem protesto no circuito da festa de São João
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade