|
20 de novembro: dia dedicado à reflexão da presença do negro na sociedade. A data instituida desde a década de 60 permanece até hoje com movimentações que combatem a discriminação da raça, que é a maioria na população baiana. É aqui em nosso estado, onde há marcas fortes da presença e cultura negra. Sejam pelas cores da cidade, cheiros, costumes e crenças. Para lembrar a data, um projeto chamado "Galeria da Consciência Negra" foi produzido lá na cidade de Cruz das Almas, que fica a 146 km de Salvador.
Idealizado pela Secretaria de Políticas Especiais de Cruz das Almas, o projeto busca valorizar o negro e melhorar sua auto-estima, com explica a fotógrafa e professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). "Esse trabalho faz parte de uma série de atividades da semana da Consciência Negra. A exposição online é um espaço para que as pessoas vejam como os negros daqui são lindos".
A exposição foi montada na Praça Landulfo Alves, desde a sexta (19) com vários stands e 60 banners com fotografias feitas por Elane. Após o fim da exposição física, todas as fotografias serão espalhadas pela cidade. Além de crianças, feirantes, homens e mulheres, a maioria dos fotografados fizeram parte do Concurso Beleza Negra, realizado pela prefeitura municipal.
Elane Lins participou, também, da foto-instalação 'Retratos do Cotidiano do Recôncavo', produzido por alunos do quarto semestre de jornalismo da UFRB, no ano passado. Na exposição, os espectadores puderam conferir e também comentar nas fotografias.
Clique aqui para ver a galeria em alta resolução