As famílias desapropriadas por conta das obras do metrô farão uma manifestação na tarde desta terça-feira (9). As 182 famílias, a Associação de Moradores da Boa Vista de São Caetano e moradores que simpatizaram com a causa estarão na sede da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), em Narandiba, às 14h. O objetivo do protesto é negociar um valor justo de indenização.
Devido à construção da linha do metrô, mais de 182 famílias do bairro Boa Vista de São Caetano foram desapropriadas e não estão recebendo pagamento conforme foi determinado em audiências públicas. Além disso, parte delas está sem perspectiva de moradia por falta de documentação, mesmo tendo vivido no local há mais de 30 anos.
As pessoas mais prejudicadas moram nas ruas 22 de Março e Gal Costa. Lideradas pela Associação de Moradores local, as famílias optaram pela manifestação depois de tentativas de diálogo com o presidente da Conder, José Ubiratan Cardoso Matos, que não quis atender a comissão do bairro e moradores das ruas mais atingidas.
De acordo com Samuel Nonato, presidente da Associação de Moradores da Boa Vista de São Caetano, em novembro de 2014, a Assembleia Legislativa autorizou o governo do Estado a captar R$800 milhões para pagamento de indenização com referência ao valor de mercado ou para construção de casas equivalentes em outro ponto do bairro. "Parte das famílias não está na planilha de pagamento da desapropriação e as que estão não irão receber o equivalente a um ano de aluguel numa casa do local", denuncia Nonato.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade