O mês de dezembro é uma época em que muitas pessoas fazem um balanço do que aconteceu durante do ano. Neste momento, algumas pessoas ficam frustradas, por não terem alcançados os objetivos que desejavam ou por ter imaginado este momento de forma diferente no início do ano, por exemplo. Em conversa com o iBahia, a filósofa e especialista em life coach, Solange Melo, falou sobre essa frustração e deu algumas dicas. “A primeira impressão que eu tenho é que as pessoas colocam muitas perspectivas e muitos objetivos só por uma data simbólica que é a passagem do ano", analisa Solange. Segundo ela, nesse momento é como se a pessoa tivesse passado o ano no automático sem perceber as suas conquistas e vitórias. Assim, a pessoa fica devendo uma auto-observação. Viver no automático, segundo a filósofa, é não viver as conquistas e não notar o que precisa ser mudado logo para que outras coisas cheguem. "As pessoas não observam que as nossas conquistas estão no nosso cotidiano [...] A conquista é do cotidiano", ressalta Solange.
A especialista em life coach destaca a importância de celebrar as conquistas. "Celebre. [...] Tem que ter a celebração, porque quanto mais eu tenho consciência das minhas conquistas, mais eu vou celebrar, compartilhar com as pessoas que admiro", afirmou. "As conquistas são muito importantes, mas ao mesmo tempo são simples", analisa Solange. É preciso ter atenção ao que desejamos. A filósofa ressalta que pessoas colocam muitas demandas, como estar morando muito bem em um apartamento, mas desejar outro muito mais caro e maior, e, ao não conseguir realizar o que desejava, fica triste ou entra na depressão. "Mas por isso. A gente precisa realizar projetos reais", recomenda, citando o exemplo de querer estudar inglês para trabalhar na Copa. Em outro momento, ela destacou que não que os sonhos sejam impossíveis, "mas quando a gente sonha como pé na realidade, buscando a realização, os sonhos se tornam reais".
Outra dica da filósofa é quebrar as próprias crenças limitantes, como acreditar que não vai fazer nada no ano que vem, porque será realizada a Copa no Brasil. "Já é uma crença, você pode adiar as conquistas e os objetivos para quando terminar a Copa do Mundo", alerta. Também não se deve dizer não à vida por crenças, por acreditar que algo já passou da sua idade. "Entender que a vida é criativa, a vida não é cartesiana, escrita de uma maneira, dentro de uma fórmula e vai ser assim no meu ano todo, porque eu sou organizada eu tenho controle", frisa Solange. Segundo ela, quem mais controla a vida não percebe as suas vitórias, porque o controle absorve muito a vida, ter que se controlar o tempo todo, cuidar dos filhos e do marido, por exemplo. Assim, não dá para perceber o sabor das conquistas, levando à frustração do tipo "eu sou tão honesta e por que não consegui isso?". A especialista em life coach falou sobre a importância de mudar as crenças, principalmente as individuais, as quais quando mudadas também alteram as sociais. E também sobre a necessidade da auto-observação, para não colocar, por exemplo, as dificuldades sempre no outro, em qualquer pessoa e em qualquer situação. "As conquistas são minhas, eu que conquisto, e pode ser uma coisa simples", disse, citando o exemplo de fazer uma massagem deliciosa e se sentir renovada.
Solange chama atenção para a necessidade de fazer um planejamento e definir metas e objetivos. "Quanto mais a vida é mais complexa, mais planejamento, mais organização interna, mais escolhas reais na vida para que a gente pode caminhar melhor", destaca. Segundo ela, é um planejamento com consciência e não "pela boiada", como precisar ter filho agora, ter uma casa bonita, porque a outra pessoa tem. "A gente não aguenta esse ritmo. São as escolhas importantes para mim", afirma. O planejamento para fazer algo, inclusive, já faz parte da conquista. "O planejamento é o caminho da conquista", afirma a filósofa.
"As conquistas são muito importantes, mas ao mesmo tempo são simples" |
"O planejamento é o caminho da conquista" |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade