Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
Luto

Garoto morto em ação da PM é homenageado em Lauro de Freitas

Gabriel Silva foi lembrado em missa de comemoração aos 61 anos de emancipação da cidade. Festa seria maior, mas foi cancelada após caso

Redação iBahia • 31/07/2023 às 20:42 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Garoto morto em ação da PM é homenageado em Lauro de Freitas
Foto: Danilo Magalhães

O menino de 10 anos que foi morto durante uma ação da Polícia Militar no bairro de Portão, em Lauro de Freitas, foi homenageado nesta segunda-feira (31), durante uma missa.

A cerimônia celebrou os 61 anos de emancipação política da cidade. O evento seria maior, com apresentações musicais, mas foi reduzido depois da morte de Gabriel Silva da Conceição Junior.

Leia mais:

Além da celebração católica, a Orquestra Sinfônica de Lauro de Freitas e o Coro Infanto-juvenil do Núcleo NEOJIBA também prestaram homenagens ao garoto e a família, na sede da Aldeias SOS.


				
					Garoto morto em ação da PM é homenageado em Lauro de Freitas
Foto: Danilo Magalhães

A missa reuniu centenas de pessoas na Praça da Matriz pela manhã, mesmo com a chuva que caiu na região ao longo do dia. Entre os presentes, estavam Devotos de Santo Amaro de Ipitanga e autoridades municipais e estaduais.

A cerimônia foi presidida pelo mais recente bispo católico Dom Juraci Gomes, acompanhado pelo pároco Anastácio Gilberto e demais padres e diáconos.

Morte do menino


				
					Garoto morto em ação da PM é homenageado em Lauro de Freitas
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O caso aconteceu no dia 23 de julho. Segundo a mãe de Gabriel, Samile Costa, o menino estava sentado na calçada, na porta da casa onde morava, quando agentes da 52ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) chegaram na localidade, em uma viatura, disparando sem alvo específico.

A mãe da criança ainda reforçou que não houve troca de tiros na região, como informou a nota divulgada pela PM sobre o caso. "Foi a polícia que entrou atirando e eu quero justiça, que eles percam a farda deles. Tiraram um pedaço de mim, o meu sonho, a minha vontade de viver. Eles tiraram todo o prazer da minha vida, destruíram", disse a mãe do garoto.

Após a situação, Gabriel chegou a ser levado pela família para o Hospital Menandro Faria, em Lauro de Freitas. Em seguida, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada para transferir o garoto para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, mas o veículo ficou mais de uma hora parado, porque não tinha equipamentos básicos para fazer a operação. Balões de oxigênio foram levados ao local por funcionários da Prefeitura de Lauro de Freitas. O menino acabou não resistindo.

O corpo dele foi enterrado no Cemitério de Portão, em Lauro, na segunda-feira (24). Dezenas de familiares e amigos estiveram presentes e se despediram dele.

Após a cerimônia, o grupo fez um protesto, fechando a Estrada do Coco nos dois sentidos. No final, ainda houve uma confusão envolvendo os manifestantes e policiais, que teriam atirado bombas de gás contra o grupo.

No dia 25, Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou que os policiais militares envolvidos na ação policial foram afastados das atividades nas ruas. As armas de fogo utilizadas na operação também foram recolhidas. A pasta apura a autoria do disparo que atingiu o garoto.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia