Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
Veja outros nomes

Jean Wyllys, Célia Tupinambá e Elisa Larkin estarão na Flica 2023

Convidados integram a lista de novidades anunciadas nesta terça-feira (19) pela organização do evento

Redação iBahia • 19/09/2023 às 21:55 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Jean Wyllys, Célia Tupinambá e Elisa Larkin estarão na Flica 2023
Foto: Aline Gama/iBahia

Grandes nomes da literatura baiana e nacional estarão reunidos entre os dias 26 e 29 de outubro na Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) 2023, no Recôncavo da Bahia. Os nomes dos convidados foram divulgados nesta terça-feira (19), durante uma coletiva onde outras novidades foram anunciadas, em Salvador.

O pesquisador e escritor baiano Jean Wyllys, a escritora indígena do sul do estado Célia Tupinambá e a pesquisadora e presidente do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO) Elisa Larkin estão entre os confirmados.

Leia mais:

Em toda a programação há representantes dos temas que o evento se propõe. Ou seja, em todas as mesas, diferentes pessoas falarão sobre os assuntos ao redor da temática deste ano: "Poéticas Afroindígenas no Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia".

Segundo Luciana Brito, professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e uma das curadoras do evento, o tema foi escolhido com base na representação do estado que tem a maior população indígena do Brasil, a maior população negra e feminina do país.

A programação foi estruturada para valorizar pesquisadores, escritores de cachoeira e da Bahia, dando visibilidade às perspectivas de Brasil ligadas a temas afroindígenas.


				
					Jean Wyllys, Célia Tupinambá e Elisa Larkin estarão na Flica 2023
Foto: Aline Gama/iBahia

"Primeira coisa, quando a gente fala em poética não estamos falando de poesia, estamos falando de expressões que despertam a nossa sensibilidade. Precisamos pensar o papel de uma feira literária para além dos livros. Pensando no que Paulo Freire nos diz, que a leitura do mundo vai para além do livro, pensamos na organização da feira", afirmou Mírian Sumica, também professora da UFRB e curadora.

Há ainda a proposta de internacionalização da literatura. Ou seja, mesas com escritores e pesquisadores de outros países. Entre os convidados estarão escritores de Guiné Bissau, Angola, entre outros países africanos.

Confira mais nomes confirmados

    • Antônio Bispo - Nego Bispo - escritor que traz a perspectiva de um Brasil quilombola e ligado ao interior
    • Deisiane Barbosa - escritora e poetisa de conceição de feira - recôncavo baiano
    • Aurita Tabajara - escritora indígena de Ceará
    • Leda Maria Martins - pesquisadora
    • Célia Tupinambá - escritora indígena sul da Bahia
    • Miguel de Barros - de Guiné Bissau

Novidades


				
					Jean Wyllys, Célia Tupinambá e Elisa Larkin estarão na Flica 2023
Foto: Aline Gama/iBahia

A Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) está recheada de novidades em 2023. Ao longo de quatro dias, o evento deve reunir milhares de pessoas na cidade, com convidados de peso e outras ações especiais. Entre elas, está uma extensão da programação a São Félix, que é município vizinho e receberá atividades pela primeira vez; e o lançamento de um edital para ajudar escritores a lançar novas obras.

Segundo os dados, a festa ainda terá o uso da moeda social sururu, que foi criada pelo Quilombo Kaonge e substituirá o real nos espaços; visitas literárias, com o intuito de ensinar a história do município a partir de um tour por locais históricos; e uma feira de empreendedorismo de mulheres negras.

Fliquinha

Na Fliquinha, a curadora Clara Amorim (Duca) confirmou a presença de Igor Millord, Cia Avatar de Teatro, Cássia Vale, Natalyne, Estevão Ribeiro, entre outros nomes. Já no espaço Geração Flica, coordenado por Jocivaldo Bispo, serão convidados Kamaywrá Pataxó, MC Akuã e Ricardo Ismael, além do moçambicano Féling Capela e do guineense Miguel Marcos José de Barros.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia