|
---|
Há diversas vantagens determinadas em lei para quem atuar como mesário no dia das eleições |
No primeiro turno das eleições municipais deste ano, 1.710 pessoas foram mesários voluntários em Vitória da Conquista, segundo o Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE-BA). O número representa 69,4% do total, que foi de 2.464 convocados nas três zonas presentes no município (39ª, 40ª e 41ª). De acordo com dados de questionário aplicado pelos cartórios de Vitória da Conquista nas seções, no domingo de eleição, 77,2% dos voluntários já manifestou a vontade de trabalhar nas Eleições 2014 como mesários, ou seja, 1.902 pessoas. A cidade foi a primeira do estado a implantar o Projeto Mesário Voluntário. Em 2006, quando foi criado o projeto, apenas Vitória da Conquista tinha o serviço, depois de uma parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) ser firmada. Nesta época, 22% dos mesários foram voluntários, que representava pouco mais de 500 convocados, sendo 176 alunos da UESB.
BahiaDe 1º de janeiro deste ano até a última quinta-feira (11), 11.268 pessoas se voluntariaram para serem mesários na Bahia. Isto representa um aumento de 15,7%, em relação à última eleição municipal, quando foram inscritos 9.733 eleitores para serem mesários no mesmo período.
Inscrições estão abertasQuem tiver interesse, ainda é possível se voluntariar para o segundo turno. Para isto, basta preencher o formulário
no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) ou ligar para o disk-mesário (71 3373-7273). Há diversas vantagens determinadas em lei para quem atuar como mesário no dia das eleições. Os voluntários tem o direito, por exemplo, de ter dois dias de folga para cada dia de convocação e à possibilidade de desempate em concurso público. Além destas vantagens, o projeto Mesário Voluntário também oferece aos alunos das faculdades conveniadas ao programa a conversão das horas de serviço em atividade complementar ou extracurricular.