icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
BAHIA

Manchas já são avistadas no litoral sul da Bahia, diz secretário

Secretaria diz que apenas as análises podem comprovar se resíduos da barragem que se rompeu teriam chegado à costa baiana

foto autor

08/01/2016 às 18:11 • Atualizada em 26/08/2022 às 17:57 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Após sobrevoos realizados na manhã desta sexta-feira (8) na região do arquipélago de Abrolhos e de praias do litoral sul da Bahia, o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, garante que foi observado uma mancha na região. No entanto, a Sema garante que é preciso aguardar as análises laboratoriais para saber se resíduos da barragem da Samarco que se rompeu em Mariana, Minas Gerais, teriam chegado à costa baiana.
Mancha foi avistada em sobrevoo(Foto: Manu Dias/GOVBA)
"Identificamos manchas na água, com várias tonalidades, mas a identificação dessas manchas por si só não nos dá a certeza que esse material é derivado do que aconteceu em Mariana", disse o secretário.Os resultados das análises devem ser concluídos dentro de 10 dias. O chefe da pasta ambiental falou sobre a necessidade de cuidado, mas disse que não há motivo para restrições na região. "As informações apontam para a necessidade de uma análise técnica mais precisa. A gente precisa ter cautela nesse momento para identificar tecnicamente a origem do material. Não existe elemento hoje que aponte para a necessidade de interdição ou de restrição para o uso de praias por conta dessa situação."Em nota, a Marinha do Brasil informou nesta sexta que está "adotando medidas destinadas ao levantamento e análise da mancha observada no mar" e que "militares componentes da equipe responsável pela operação do Radiofarol de Abrolhos, localizado na Ilha de Santa Bárbara, realizaram uma sondagem preliminar na área marítima situada nas proximidades das cinco ilhas que compõem o Arquipélago de Abrolhos, não tendo, entretanto, observado vestígios da mancha".
(Foto: Manu Dias/GOVBA)
Alerta do Ibama Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a lama de rejeitos que vazou da barragem de Samarco em Mariana (MG), em novembro, pode ter chegado ao sul da Bahia.No mês em que o problema ocorreu, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira afirmou que o material não chegaria ao Arquipélago de Abrolhos, nem aos manguezais de Vitória (ES). No entanto, segundo o 'G1 MG', nesta quinta-feira (7), a presidente do Ibama, Marilene Ramos, afirmou que, devido ao vento, a mancha que estava se espalhando no litoral sul do Espírito Santo também foi para o norte.
Foto: Divulgação/ GovBA
“Hoje fizemos um sobrevoo na região das praias do sul da Bahia e do parque de Abrolhos e já registramos a presença de lama que, pelo aspecto visual, pela forma que foi avistada nesse sobrevoo, tudo indica que seja a própria mancha, bastante diluída, que está se estendendo ao longo do litoral do Espírito Santo”, disse ao site.Em entrevista, a presidente disse que a Samarco foi notificada para iniciar a coleta de amostrar na região para conhecer a origem da mancha identificada no local. O resultado deve ser conhecido em cerca de dez dias.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia