Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
Investigações

Ministra determina que CNJ acompanhe apuração sobre assassinato de Mãe Bernadete

Determinação foi feita pela ministra Rosa Weber, presidente do STF; morte do filho da líder quilombola também vai ser acompanhada

Redação iBahia • 31/08/2023 às 9:12 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Ministra determina que CNJ acompanhe apuração sobre assassinato de Mãe Bernadete
Foto: Conaq

Os processos judiciais que apuram os assassinatos da líder quilombola Mãe Bernadete e do filho dela, Binho do Quilombo, serão acompanhados pelo Observatório das Causas de Grande Repercussão. O colegiado é formado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O anúncio foi feito na noite de quarta-feira (30).

A determinação é da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministra Rosa Weber. Em nota divulgada pelo CNJ, destacou que o acompanhamento dos processos dos casos "responde à gravidade dos fatos noticiados na Bahia e à representatividade da religiosa, que era ligada à defesa da causa quilombola em território ainda sob conflito fundiário".

Leia mais:

Ainda segundo a determinação, a ministra também pediu a criação de uma comissão executiva especial para acompanhar os trabalhos de apuração. Em uma reunião com o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e o desembargador Nilson Soares Castelo Branco, Rosa Weber enfatizou sua consternação e preocupação com a necessidade de profunda apuração dos fatos.

Na última semana, durante uma sessão plenária do conselho, a ministra Rosa Weber afirmou que não ia esquecer do assassinato da líder quilombola.

"Eu não esquecerei. E o Conselho Nacional de Justiça vai continuar se empenhando e questionando no sentido do esclarecimento deste bárbaro assassinato", afirmou.

Crimes

A yalorixá e líder do Quilombo Pitanga dos Palmares, Maria Bernadete Pacífico, que é mais conhecida como Mãe Bernadete, foi assassinada na noite desta quinta-feira (17), em Simões Filho, cidade da Região Metropolitana de Salvador. O crime aconteceu dentro de um imóvel que pertence a Base Comunitária, onde habita a família da religiosa.

O filho da líder religiosa, Binho do Quilombo, foi morto em 2017, atingido por vários disparos de aarma de fogo quando estava dentro de um veículo, na manhã do dia 19 de setembro daquele ano.

Investigação

Tanto o assassinato de Mãe Bernadete, quanto o do filho dela são investigados pela Polícia Federal. Quase seis anos depois, a morte de Binho do Quilombo ainda não foi solucionada.

A Polícia Civil também apura a morte da líder quilombola. Em investigações iniciais, a Corporação já constatou que as armas utilizadas no crime contra a yalorixá são de calibre 9mm, que é de uso restrito.

Mãe Bernadete foi morta dentro da casa onde vivia, na Base Comunitária do Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho. Dois homens usando capacetes entraram no imóvel, fizeram três netos que estavam com ela reféns e fugiram levando celulares após o assassinato.

A suspeita inicial é de que o caso esteja ligado a tentativas de invasão e ocupação de terras na região, no entanto ainda de acordo com a polícia, não há uma linha de investigação definida. Com isso, não está descartado que as mortes na família tenham correlação. Uma equipe multidisciplinar da Polícia Civil está trabalhando na investigação do caso.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia