Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > bahia
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Whatsapp Whatsapp
BAHIA

MP-BA denuncia promotor e esposa por lavagem de dinheiro

Casal, além de empresária, foram denunciados na última segunda-feira (21)

Redação iBahia • 24/02/2022 às 10:21 • Atualizada em 28/08/2022 às 8:48 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), através da Procuradoria-Geral de Justiça e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), denunciou três pessoas investigadas na Operação Kauterion, deflagrada em setembro de 2021.

Os denunciados na última segunda-feira (21) são o promotor de Justiça Everardo José Yunes Pinheiro, sua esposa, a advogada Fernanda Manhete Marques, e a empresária Adriana Almeida da Anunciação da Cunha. O trio é investigado por lavagem de dinheiro e corrupção.

Além da denúncia, o MP-BA solicitou à Justiça que o promotor perca a função pública, em caso de eventual condenação. O órgão estadual também pediu o compartilhamento de todas as evidências probatórias constantes na investigação à Corregedoria Nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), à Corregedoria-Geral do MP baiano, e a inclusão em outras frentes investigatórias em trâmite na Procuradoria-Geral de Justiça baiana para a adoção das providências cabíveis.

A denúncia do MP-BA diz que o casal teria solicitado, em duas oportunidades, pagamento de vantagem indevida à empresária em troca de manifestações ministeriais favoráveis em procedimentos investigatórios e processos contra ela que tramitavam na comarca de Camaçari.

As provas apresentadas pelo órgão apontam que a advogada realizava as trativas prévias e recebia as vantagens indevidas, mediante um contrato de serviços de advocacia. Fernanda Manhete prometia a rápida resolução dos casos e isenção de quaisquer responsabilidades da empresária, que seriam garantidas pelo promotor Everardo José.

Segundo informou a Procuradoria, a investigação prossegue visando o aprofundamento das apurações em relação a outros fatos e investigados ainda não relacionados na denúncia.

Leia mais sobre a Bahia em iBahia.com.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia