O 2º Distrito Naval, com sede em Salvador, responsável por fiscalizar barcos e navios no litoral dos estados da Bahia e Sergipe, terminou sua Operação Verão 2012/2013 esta semana com 35 embarcações apreendidas. Os resultados divulgados apontaram que 624 notificações fora emitidas durante a ação, que teve início no mês de dezembro do ano passado.
Com um saldo de 11.773 embarcações inspecionadas, foram aplicados ainda 399 autos de infração lavrados, apreendidas 35 embarcações e instaurados 20 inquéritos. Realizada todos os anos pela Marinha do Brasil, a Operação Verão tem como objetivo prevenir a ocorrência de acidentes náuticos e as infrações à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário.
No período de dezembro e março, as equipes de inspeção naval das capitanias dos portos, delegacias e agências subordinadas ao Comando do 2º Distrito Naval intensificaram as ações de fiscalização nos 1.194 km dos litorais da Bahia e Sergipe, além de 1.371 km navegáveis do Rio São Francisco, privilegiando os locais de maior concentração de embarcações.
Nas inspeções realizadas, os principais aspectos verificados foram a habilitação dos condutores; a documentação e estado físico das embarcações; a existência de material de salvamento a bordo (coletes e boias); extintores de incêndio; luzes de navegação; a obediência à lotação máxima de passageiros; e o cumprimento das normas de segurança pela tripulação.
Em todo o Brasil, foram abordadas 85.137 embarcações, das quais 10.338 foram notificadas por irregularidades, aplicados 6.437 autos de infração, apreendidas 1.158 embarcações e abertos 222 inquéritos administrativos. Em comparação com a última edição, houve um incremento de 55% no número de embarcações abordadas e de 94% nas apreensões.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade