Um operário de 18 anos morreu durante uma acidente de trabalho na manhã desta quarta-feira (18) em Itabuna, município do Sul baiano. O jovem foi "sugado" por uma máquina centrífuga e não resistiu aos ferimentos, morrendo no local. De acordo com a substituta da 1ª delegacia de Polícia Civil da cidade, Ana Paula de Oliveira Gomes, a vítima trabalhava há quatro dias na fábrica Itabuna Têxtil, da empresa Trifil, e estava em treinamento para atuar como operador de máquinas.
"O caso está sendo investigado como um acidente de trabalho", relata a delegada. "Segundo testemunhas, ele [a vítima] colocou a mão dentro da máquina. Apesar do sistema já ter sido desligado, a centrífuga ainda não tinha parado completamente e por conta disto, ele foi 'sugado".
Mesmo sendo socorrido pela equipe médica da empresa, Joadson Bispo Oliveira não resistiu aos ferimentos. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também esteve no local, e o óbito do rapaz foi constatado por volta das 8h. Ainda segundo a polícia, a vítima não operava a máquina no momento do acidente, e o treinamento ainda contava com a presença de um supervisor e de uma equipe técnica de segurança de trabalho.
"Ele apresentava escoriações no braço, perna e testa, mas não teve nenhum membro decepado durante o acidente", disse a substituta da 1ª Delegacia de Itabuna. "A causa da morte dele, no entanto, só poderá ser determinada pela perícia. O laudo deve sair em até 10 dias".
O depoimento do operador da máquina centrífuga envolvida no acidente já foi ouvido pela polícia, que também ouve o coordenador do setor de tinturaria, onde Joadson trabalhava, assim como o enfermeiro e o médico que socorreram o rapaz. O corpo dele foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna, e deve ser liberado para o sepultamento ainda hoje.
De acordo com o advogado da empresa Trifil, que acompanha a família da vítima e os funcionários da empresa, a fábrica de Itabuna decretou luto e ficará fechada hoje e amanhã (19). A Trifil também divulgou um comunicado no qual lamenta o ocorrido e diz que as causas do acidente estão sendo apuradas.
Apesar da delegacia de Polícia Civil informar que Joadson Bispo Oliveira tinha 18 anos, a empresa divulgou através do comunicado que o jovem funcionário tinha 21 anos. Confira abaixo o comunicado na íntegra.
"COMUNICADO
A Trifil lamenta profundamente o incidente ocorrido nesta manhã (18/09) na unidade localizada em Itabuna (BA), que ocasionou a morte do colaborador Joadson Brito Oliveira, 21 anos. Todo o suporte e apoio necessários estão sendo prestados à família da vítima.
As causas do incidente estão sendo apuradas e as equipes responsáveis estão trabalhando no caso. Todos os colaboradores foram dispensados hoje e a fábrica permanece fechada em luto.
Itabuna, 18 de setembro de 2013.
Assessoria de imprensa da Trifil" Matéria Original: Correio 24h Operário de 18 anos morre após ser 'sugado' por máquina
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade