Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
Tempo

Outono 2023: veja previsão de como será estação na Bahia

Transição da estação mais quente do ano com o novo período está previsto para às 18h25

Redação iBahia • 20/03/2023 às 10:14 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Outono 2023: veja previsão de como será estação na Bahia
Maiana Belo / g1

O outono começa nesta segunda-feira (20) em todo o Hemisfério Sul. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a transição da estação mais quente do ano com o novo período está previsto para às 18h25.

Em linhas gerais, na região Nordeste, a previsão é de que o outono venha com chuvas acima da média - sendo que entre os meses de abril e maio, a incidência continue em áreas mais ao norte por causa da permanência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Além disso, as águas mais quentes próximas à costa nordestina aumentam as chances de chuvas até o final do outono.

Veja também:

Na Bahia, a estação deixará mais úmida as regiões Sul, Norte e Nordeste; já Sudeste e Centro-Oeste terão menos chuvas. As temperaturas vai ficar entre 26ºC e 31ºC e os ventos na escala de fracos a moderados. O diretor da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Shostenes Macêdo, contou que a capital baiana permanecerá quente.

"Já tivemos no mês de março um índice extremamente elevado dos acumulados do último período. A média histórica é de 147mm e nós já temos uma pancada de chuva bastante elevada para o período e e esperamos que tenhamos acima da média normal climatológica para os próximos quatro meses", explicou Shostenes Macêdo.

Com a previsão de chuva para o período entre março e junho, a Codesal tem testado simulados de evacuação e capacitado funcionários das secretarias de Promoção Social, Educação e Prefeituras-bairros para solucionar possíveis prejuízos causados por temporais.

"É claro que, ao que parece, segundo os nossos meteorologistas, nós não teremos o que registramos nos últimos três anos. 2020, por exemplo, foi o ano mais chuvoso dos últimos 36 anos, por conta da influência da La Niña", afirmou o diretor da Codesal.

Vale ressaltar que o inverno está previsto par ao dia 21 de junho.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia