Pedra fundamental de mineradora é lançada nesta quinta em Maracás


Foi lançada na manhã desta quinta-feira (21), a pedra fundamental da mineradora Vanádio Maracás. Com a presença de presença do CEO da Largo Resources (sócia majoritária da empresa), Mark Brennan, do diretor-executivo da Vanádio de Maracás, Kurt Menchen, do governador Jaques Wagner e do secretário da Indústria e Comércio da Bahia, James Correia,  do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, e do prefeito de Maracás, Paulo dos Anjos, a placa foi descerrada diante de representantes da comunidade.

Em discurso o governador falou do investimento de R$ 555 milhões, dividido entre acionistas da Largo Resources e um financiamento do BNDES, da Vanádio de Maracás no atual cenário da mineração baiana, afirmando que cerca de R$ 5 bilhões foram atraídos para o estado nos últimos anos. Após a cerimônia, Wagner e comitiva fizeram uma visita ao empreendimento.

Empregos gerados
A empresa vai gerar 1.200 empregos diretos e 8000 vagas indiretas no pico das obras de implantação, priorizando a mão de obra local. Quando entrar em operação, serão gerados 400 empregos diretos, com cerca de 3000 mil oportunidades indiretas.  

O mineral
O Vanádio é um minério essencial na indústria siderúrgica, usado em beneficiamento de aço, na indústria aeroespacial, de petróleo e gás, produção de ferramentas manuais e materiais cirúrgicos. De acordo com a CBPM, a jazida em Maracás é considerada a melhor do mundo, podendo se tornar produtora estratégica em nível global.