O candidato do DEM ACM Neto aparece à frente de Nelson Pelegrino, do PT, na segunda e última pesquisa Ibope sobre as eleições para prefeitura de Salvador, divulgada neste sábado (27). Neto tem 48% contra 40% de Pelegrino, segundo o instituto. Assim, o candidato do DEM matém os mesmos 8% de vantagem que já tinha na primeira pesquisa Ibope. Considerando somente os votos válidos, ou seja, excluindo brancos e nulos, Neto aparece com 55% dos votos contra 45% de Pelegrino - 10 pontos de vantagem. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos para mais ou para menos. Votos brancos e nulos somam 9%; não sabem ou não responderam 3%. A pesquisa ouviu 1001 pessoas entre os dias 25 e 27 deste mês e está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-00547/2012.
Primeira pesquisa - Na pesquisa anterior sobre o segundo turno divulgado pelo Ibope no dia 19 de outubro, ACM Neto aparecia com 47% contra 39% de Pelegrino. Considerando-se os votos válidos, o candidato do DEM aparecia com 54% e Pelegrino com 46%, oito pontos de vantagem. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.
Apoios - Três candidatos derrotados na disputa pela prefeitura de Salvador declararam apoio à candidatura de Pelegrino - Mário Kertész, que concorreu pelo PMDB mas anunciou desfiliação do partido depois do pleito, Rogério Da Luz (PRTB) e Márcio Marinho (PRB). Já ACM Neto conta com o apoio do PMDB baiano, anunciado pelos irmãos Lúcio e Geddel Vieira Lima. O candidato Hamilton Assis (PSOL) declarou neutralidade. Neto ficou à frente no primeiro turno por uma pequena margem. Ele teve 40,17% dos votos contra 39,73% de Pelegrino. A abstenção em Salvador foi de 19,93%. Votos brancos foram de 4,84% e nulos chegaram a 9,39%. Matéria original: Correio24Horas
Último Ibope aponta ACM Neto com 48% e Pelegrino com 40% das intenções de voto