icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
BAHIA

Saiba quais são as oportunidades para a Copa 2014

Para conseguir uma vaga, os profissionais devem buscar a capacitação

foto autor

01/08/2012 às 8:10 • Atualizada em 27/08/2022 às 19:55 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
No dia 12 de junho de 2014, será dada a largada para a Copa do Mundo no Brasil. A chegada deste evento esportivo já estimula o mercado de trabalho baiano e promete muitas oportunidades de trabalho até a sua realização. Há diversas opções para quem está em busca do que este mercado da Copa pode oferecer. Em entrevista ao iBahia, o coordenador estadual do Sinebahia, Hildásio Pitanga, mostra quais são as áreas mais promissoras e as oportunidades que devem surgir em cada uma delas.
O setor de construção civil está aquecido
Segundo Pitanga, as demandas que surgem no mercado de trabalho com a Copa 2014 podem ser divididas em três momentos. Atualmente, com as obras da Arena Fonte Nova, a construção civil e a infraestrutura estão em alta. Esta última abrange, por exemplo, a mobilidade urbana e a estrutura física dos equipamentos urbanos, como praças e serviços de jardinagem. No mercado da construção civil, há uma grande demanda desde para as áreas mais básicas, como as funções de ajudante, pedreiro, armador de ferragem, mestre de obras, até para engenheiros. Já na área de infraestrutura, surgem oportunidades para os trabalhadores que atuam na recuperação de praças e vias, assim como para agentes de trânsito e engenheiros de tráfego, explica o coordenador. A partir do ano que vem, crescem as chances de emprego nos setores de serviço e de comércio, com um leque de oportunidades bastante variado, a exemplo da recepção de pessoas, e que exige mais qualificação. Neste segundo momento, há procura por profissionais que atuem como atendentes, taxistas, operadores de caixa, chefe e gerente de bares e restaurantes, barmans, garçons, cozinheiros e auxiliares de cozinha. A demanda por camareiras, gerentes de hotéis e recepcionistas que falem mais de uma língua também vai aumentar na área de hotelaria. Confira oportunidades no canal Empregos e Concursos do iBahia Nesta fase, é importante que profissionais que já atuam nestes ramos se capacitem, alerta Pitanga. Afinal, o público da Copa 2014 é específico, diferente das pessoas que vêm para o Carnaval. Os visitantes serão mais exigentes e a Bahia poderá receber turistas que não tenham o costume de vir ao estado. Desta forma, a mão de obra, como taxistas, recepcionistas e baianas de acarajé, deve estar preparada para atender melhor esse público. O mesmo vale para os espaços, seja no ponto de vista da qualidade do atendimento, dos produtos oferecidos e do espaço físico, de acordo com o coordenador.
A Copa 2014 também é uma oportunidade de fechar negócios
OportunidadesO terceiro momento está ligado às funções mais estratégicas. De acordo com Pitanga, são ocupações mais específicas, em menor quantidade, que exigem o conhecimento em outra língua. Esta será uma boa fase para agências de turismo, para gerentes de negócios e de projetos e para profissionais que atuam em consultoria e atração de investimentos. O coordenador acredita que, com a chegada de grandes empresas, junto com as delegações, há a possibilidade de fomentar novos negócios e de surgir oportunidades. Outro mercado que pode ficar aquecido é o de eventos. Para o coordenador, a Bahia é uma cidade com uma atividade cultural muito forte. Então, é possível que haja uma intensificação das festas com grandes atrações baianas para fazer a movimentação da cidade. Com isso, surge oportunidades de trabalhar em receptivo de delegações e turistas, além de oportunidades para as áreas de segurança, bilheteria e alimentação. Como se preparar?Para se preparar para as oportunidades que a Copa 2014 tem a oferecer, os baianos devem buscar a qualificação. Segundo Hildásio Pitanga, quem está estudando e buscando o primeiro emprego, o ideal é buscar cursos voltados para os segmentos apresentados. Quem já está no mercado de trabalho, o caminho é a especialização.
A capacitação é importante para aproveitar as oportunidades da Copa
As qualificações ligadas à área de estrutura, como tráfego, logística, engenharia de tráfego podem ser uma boa aposta. Apesar de serem cursos não tão falados, deverão ser importantes devido à intervenção logística na capital baiana e seu entorno, afirma o coordenador. Qualificações na área de Comunicação também poderá ser interessante, já que será necessário expor o que acontece na capital baiana para o mundo, apesar de muitas pessoas virem para a Bahia fazer a cobertura do evento esportivo. Outra vantagem, sobretudo para os atendentes e para quem estiver atuando em novos negócios e parcerias, é fazer um curso para falar outras línguas. De acordo com Pitanga, a língua sempre vai ser um diferencial, já que será um evento em que podem vir pessoas de diversos lugares. Quem fala ou estiver estudando, sobretudo inglês ou espanhol, em qualquer ocupação, e que tenha contato direto com os turistas, o conhecimento em língua estrangeira vai fazer a diferença.
"Não é só o evento da Copa. Tem que pensar no legado também"
"Uma coisa mais transversal é a questão do atendimento, do acolhimento", afirma o coordenador. Segundo Pitanga, o relacionamento com o público e a questão comportamental do trabalhador são pontos em que todas as ocupações devem se preocupar. Além disso, outra questão importante é a capacitação técnica que, para algumas áreas, pode ser mais importante do que saber uma língua estrangeira. "Não é só o evento da Copa. Tem que pensar no legado também", afirma Pitanga. Afinal, segundo o coordenador, há uma expectativa de aumento do fluxo de turistas no Brasil e na Bahia no período pós-copa. Cursos para a copa A partir do segundo semestre deste ano até o final de 2013, o SineBahia deverá oferecer diversos cursos para atender a demanda da Copa 2014. As capacitações, que terão carga horária de até 200 horas, serão das áreas de serviço e comércio, voltados para hotéis e restaurantes, para pizzaiolo e cozinheiro, por exemplo. Pitanga orienta o trabalhador para que sempre mantenha o seu cadastro atualizado no Sinebahia e acompanhe através da mídia as oportunidades que vão surgir. Os profissionais também podem ficar de olho nos cursos do Pronatec Copa, programa de qualificação do Ministério do Turismo, através do site www.pronateccopa.turismo.gov.br, e nas qualificações oferecidas pelo Sebrae.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia