Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
BAHIA

Setor de serviços na Bahia cai entre setembro e outubro

Na comparação com o mês imediatamente anterior, o resultado do setor de serviços na Bahia ficou abaixo do verificado no Brasil

Redação iBahia • 13/12/2022 às 11:06 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Setor de serviços na Bahia cai entre setembro e outubro

O volume do setor de serviços na Bahia caiu 1,8% entre setembro e outubro de 2022. Essa foi a primeira retração após três avanços seguidos do setor no estado, nesse confronto (havia crescido 1,0% de junho para julho, 1,1% entre julho e agosto, e 1,2% entre agosto e setembro). As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE), divulgadas nesta terça-feira (14).

Na comparação com o mês imediatamente anterior, o resultado do setor de serviços na Bahia ficou abaixo do verificado no Brasil, onde a queda foi menor (-0,6%).

Leia mais:

Dentre as 27 unidades da Federação, 22 registraram resultados negativos. Os piores resultados ocorreram no Amapá (-10,7%), em Roraima (-7,7%) e Sergipe (-6,6%). Por outro lado, os maiores índices ficaram com Mato Grosso (5,0%), Amazonas (0,9%) e São Paulo (0,8%). A Bahia teve a 14a taxa.

Mesmo com o recuo frente a setembro, em outubro os serviços na Bahia ainda operavam 0,9% acima do patamar de fevereiro de 2020, no pré-pandemia.

Na comparação com outubro de 2021, o setor de serviços baiano seguiu apresentando crescimento, com avanço de 5,6%, o 19º consecutivo (esse indicador cresce desde abril/21).

Apesar disso, o aumento do volume de serviços prestados na Bahia foi menos expressivo do que o registrado nacionalmente (9,5%), sendo apenas o 19º mais elevado entre os 27 estados, 24 dos quais apresentaram avanço nesse confronto.

Atividades em crescimento

O crescimento do volume de serviços prestados na Bahia em outubro de 2022, na comparação com o mesmo mês de 2021 (5,6%), foi resultado de altas ocorridas em quatro dos cinco grupos de atividades investigados pelo IBGE.

A principal influência positiva para o resultado veio, mais uma vez, dos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (com alta de 5,7%), que cresceu pelo décimo mês consecutivo.

Os serviços profissionais, administrativos e complementares cresceram pelo segundo mês consecutivo, em outubro (9,9%). O aumento do segmento, que reúne uma série de atividades de serviços prestados às empresas, foi o segundo mais influente para o resultado geral do estado no mês.

O segmento de outros serviços teve o maior crescimento em outubro (29,4%), na Bahia, voltando a apresentar resultado positivo após uma queda em setembro. Já os serviços prestados às famílias (7,6%) apresentaram seu 19º aumento consecutivo no estado e têm a maior alta no acumulado no ano de 2022 (37,3%).

Por outro lado, os serviços de informação e comunicação (-3,9%) foram os únicos a registrar queda no mês, na Bahia. Este foi o 11º recuo mensal consecutivo desse grupo de atividades.

Serviços do turismo

Em outubro de 2022, as atividades de serviços ligadas ao turismo na Bahia cresceram frente ao mês anterior (setembro), na série com ajuste sazonal (1,3%).

O resultado ficou acima do nacional (-2,8%), e a Bahia foi um dos únicos 4 estados com índice positivo nessa comparação, dentre os 12 onde o agregado de serviços turísticos é pesquisado separadamente. Espírito Santo (3,0%), Santa Catarina (1,7%) e Minas Gerais (1,4%) também registraram crescimento.

Além disso, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o turismo baiano teve, em outubro, a sua 19ª alta consecutiva no volume de serviços prestados (11,6%). Foi, porém, apenas o 7º resultado entre os 12 estados, ficando abaixo do nacional (16,1%). Houve altas em todos os locais investigados, liderados por Minas Gerais (32,0%), São Paulo (23,5%) e Santa Catarina (19,6%).

No acumulado de janeiro a outubro de 2022, as atividades de serviços ligadas ao turismo na Bahia acumularam crescimento de 28,7%, frente ao mesmo período de 2021. O avanço foi menor do que o nacional (34,5%) e apenas o 8º entre os 12 estados investigados.

Nos 12 meses encerrados em outubro, os serviços turísticos baianos também seguem em alta (30,5%), embora menor que a nacional (33,5%). O resultado para o estado é o 7º maior dentre os 12 estados pesquisados.

Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia