icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
BRASIL

60% dos professores brasileiros trabalham em mais de uma escola

A carga horária de 25 horas semanais é superior à média verificada em outros 34 países

foto autor

25/06/2014 às 21:10 • Atualizada em 29/08/2022 às 5:33 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Menos da metade dos professores de ensino fundamental no Brasil trabalha em apenas uma instituição. Os 40% dos docentes brasileiros que têm dedicação exclusiva contrastam com a média de 82% das outros 34 países que participaram do levantamento feito pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). O estudo, feito com mais de cem mil professores e diretores de escolas, teve seus resultados divulgados nesta quarta-feira (25), em Paris. Os participantes responderam questões sobre liderança escolar, ambiente de trabalho, satisfação no trabalho e eficiência, práticas pedagógicas e expectativas, avaliação e feedback, aprendizado e desenvolvimento de oportunidades.Além de trabalharem em mais de uma instituição para conseguirem atingir uma renda razoável, a carga horária dos professores no Brasil é, em média, de 25 horas por semana –seis a mais do que a média verificada nos outros países. Os brasileiros gastam ainda de 10% a 22% mais tempo em outras atividades, como correção de tarefas e aconselhamento de alunos.
No Brasil, 94% dos professores têm formação universitária ou nível superior similar, mas apenas 76% fizeram cursos de licenciatura. Índice abaixo da média mundial, que é de 90%.
As mulheres ainda são a grande maioria (71%) dos professores do Ensino Fundamental no Brasil. A média de idade dos educadores é de 39 anos.
Dos 34 países, somente em Brasil, Malásia e México mais de 10% dos diretores relataram que experimentam episódios de vandalismo ou roubo em uma base semanal. Para a organização, “não surpreende que, tanto no Brasil quanto em outras nações, gestores escolares tenham relatado níveis mais elevados de inadimplência em suas escolas, além de níveis mais baixos de satisfação no trabalho". O Brasil é um dos únicos também onde mais de 10% dos diretores disseram ter presenciado agressões verbais a seus professores toda semana.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Brasil