Comprar, seja presencialmente, ou pela internet requer atenção e cuidados do consumidor para não ter prejuízos ou cair em ciladas. Confira 8 dicas para ter mais tranquilidade, aproveitar boas ofertas e economizar quando o assunto é fazer compras.
1) "Canto da Sereia": essa é a dica para você não cair nas armadilhas de sedução das lojas. Uma das estratégias usadas pelos comerciantes é estimular as compras pela emoção e não pela razão, então, aquela peça, que na verdade, você nem precisa, vai lhe parecer irresistível ao se olhar no provador com aquela luz perfeita, com aquela trilha sonora que você ou ainda com aquele cheiro gostoso...Então, a dica é: objetividade. Tente desviar dessa "tentações" e manter o foco e, de fato, ir comprar aquilo que você vai precisar. Nem sempre as promoções são boas oportunidades e você pode acumular dívidas, então as expressões "tá se usando muito" ou "tá na última moda", podem levar você a adquirir peças que você pode se arrepender depois.
3) Compras online? Proteja seus dados: durante as compras online, o consumidor deve ficar atento aos dados que vai fornecer para evitar futuras dores de cabeça. Por isso, a segurança é um item indispensável a ser considerado pelo consumidor. Nas compras online, para verificar a segurança que um site oferece no momento da transação, cheque se no canto inferior da tela há um cadeado ou chave. Teste também se o antivírus instalado no seu computador está atualizado e os programas de monitoramento contra spywares e firewall.
4) Compra no crédito e desconfiança: nas compras online, opte pela compra por cartão no cartão crédito, pois nessa transação é mais fácil sustar os pagamentos, em caso de fraude. Desconfie de preços muito baixos. Não faça operações online de compra ou quaisquer operações bancárias em lan houses ou cybercafés para não deixar seus dados e senhas vulneráveis.
7) Comparar preços: nas compras por impulso, é difícil garantir boas vantagens. Por isso, é bom ter uma noção do preço do produto desejado, seja em lojas físicas ou virtuais, para ter uma noção de quando um "super desconto" pode estar escondendo uma grande cilada.
8)Direito de Arrependimento: após a entrega do produto, o consumidor tem até sete dias úteis, contados a partir do recebimento ou assinatura do contrato. Essa é uma dica de direito do consumidor que o permite entrar em contato com o fornecedor e devolver o produto indesejado. A embalagem do produto não pode ser exigida pelo fornecedor.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!