Exu abriu caminho! Grande Rio vence o carnaval do RJ pela 1ª vez na história


Foto: Beatriz Damy | Agnews

A Acadêmicos da Grande Rio se tornou a campeã do carnaval carioca pela primeira vez na história. Com enredo “Fala, Majeté! As sete chaves de Exu”, que retratou Exu, entidade de religiões africanas, a escola chegou ao 1º lugar após conquistar 269.9 pontos durante as apurações nesta terça-feira (26).

A escola bateu na trave e ficou em segundo lugar por diversos anos: 2020, 2010, 2007 e 2006. Rainha de bateria da Grande Rio, Paolla Oliveira celebrou a conquista do grupo através de um post no Instagram: “Laroyê, Exu!!! Viva a Grande Rio. Que felicidade fazer parte desse momento! Campeã do Carnaval 2022”.

“O enredo tem um conjunto de importâncias, A principal delas é desconstruir os estereótipos negativos que foram atribuídos devido a esse processo de racismo religioso à divindade Exu, que é uma divindade múltipla e viva. Mas foi incorporada por todos na Avenida”, disse Leonardo Bora, um dos carnavalescos da Grande Rio.

Beija Flor de Nilópolis, Unidos do Viradouro, Unidos de Vila Isabel, Portela e Acadêmicos do Salgueiro ficaram em 2º, 3º, 4º, 5º e 6º lugar respectivamente. A São Clemente, que homenageou o humorista Paulo Gustavo, ficou em último lugar e foi rebaixada para a Série Ouro.

Leia mais sobre Brasil no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias.