As operadoras estão preparadas para a incorporação do teste de coronavírus (Covid-19) ao rol de procedimentos, diz a Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde), que representa as maiores empresas do setor. O Brasil já tem 34 casos confirmados.
Em reunião realizada nesta terça-feira (dia 10), na sede da Agência Nacional de Saúde (ANS), no Rio, com as operadoras ficou acerta a inclusão extraordinária do teste para a detecção do coronavírus, o Covid-19, no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que constitui a cobertura mínima obrigatória para os beneficiários de planos de saúde.
A ANS informou que ainda está detalhando os aspectos técnicos da medida, como o tipo de exame que deverá fazer parte da cobertura obrigatória e as Diretrizes de Utilização (DUTs) que serão necessárias para adequação aos protocolos do Ministério da Saúde.
— As operadoras estão abertas e preparadas para a incorporação ao rol de procedimentos, em caráter emergencial, dos testes específicos para o Covid-19 na rede hospitalar, seguindo o protocolo de manejo clínico estabelecido pelo Ministério da Saúde — disse Vera Valente, diretora executiva da FenaSaúde, organização que representa as maiores empresas do setor.
A publicação deve acontecer ainda esta semana. No entanto, segundo informações da agência reguladora, já há operadoras arcando com o custo do teste.
O tratamento aos pacientes diagnosticados com o Covid-19, destaca a ANS, já é assegurada aos beneficiários de planos de saúde, de acordo com o tipo de contrato (ambulatorial, hospitalar).
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!