Moda e saudade

Veja looks utilizados pelas cantoras baianas nos últimos carnaval

Ivete, Daniela, Margareth, Cláudia são algumas das cantoras que integram a lista. Veja fotos!

Redação iBahia
23/02/2022 às 14h00

4 min de leitura

Confetes, lantejoulas, cristais, purpurinas e muito brilho. Essas são as premissas ideais utilizadas pelas cantoras baianas para montar o figurino antes subir em um trio elétrico. Os trajetos dos principais circuitos da folia são enormes, mas ainda assim elas esbanjam glamour e sensualidade por onde passam.

Outro ponto de destaque é o tema carnavalesco. Você sabia que, apesar do tema central da festa anunciado pela prefeitura da capital baiana, cada cantora tem seu tema próprio. Pois é! Como neste carnaval estamos carentes desses momentos emblemáticos da folia, o iBahia resolveu remexer o baú e relembrar os looks e temas dos dois últimos carnavais (2019/2020) das grandes divas baianas. São elas: Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Cláudia Leitte e Alinne Rosa.

É inspiração que você quer?! Então, receba o RG dessa turma! 

Cláudia Leitte

  • 2019 – O carnaval de Claudinha, em 2019, teve como temática “Coração da Amazônia”. Ela enalteceu a diversidade da fauna e flora brasileira e, em paralelo, a discussão em prol da sustentabilidade. Na época, ela ainda foi eleita a mais bem vestida da folia
  • 2020 – Com dez apresentações compondo a temporada, em 2020, a artista trouxe um tema socialmente importante: a força feminina. Através da icônica frase “We Can Do It” (“Nós podemos”, em português), Cláudia homenageou mulheres importantes da vida real e também da ficção. 
(Foto: Divulgação/AgNews/Reprodução-Instagram)


Ivete Sangalo

  • 2019 – Ivete sempre teve muita autenticidade e, em 2019 depois do parto das gêmeas, ela levou para avenida o tema "Ivete Carnaval". Os looks tinham muitas pedras preciosas e decotes bem vazados.
  • 2020 – No ano seguinte, foi a vez do "Reinado de Mainha".Durante as apresentações, a cantora utilizou coroas, cores vibrantes e looks com a extravagância característica das épocas medievais. 
    (Fotos: Ag.Haack / Reprodução-Instagem/ AgNews)


Alinne Rosa

  • 2019 – A cantora Alinne Rosa divulgou como tema do seu Carnaval a "Felicidade na rua: ative o seu super poder". A baiana definiu os looks a partir da música de trabalho, chamada ‘Vamos Ativar’.
  • 2020 – No ano seguinte, com figurinos assinados pela Triton, a cantora apresentou na avenida o tema "o maior Vale Tropical do mundo!". Em um dos dias da folia, um body cavado chamou atenção dos foliões, incluindo os 40 mil cristais bordados a mão.
(Fotos: Ag.Haack / Fred Pontes)


Margareth Menezes

  • 2019 – Com muito brilho, Margareth representou Wakanda – reino do filme Pantera Negra – em um dos dias de folia no Bloco Mascarados. A cantora ainda homenageou o povo indígena e os Filhos de Gandhy na semana carnavalesca.
  • 2020 – Já em 2020, Maga utilizou figurinos inspirados no Olodum e na rainha Nefertiti, do Antigo Egito. As peças foram assinadas pelo Atelier Fabulous e pelo estilista Céu Rocha. 
Fotos: Divulgação/Fabiano Matias/Agência Haack


Daniela Mercury

  • 2019 – ‘Carnaval do Proibido’ foi esse o tema escolhido por Daniela Mercury em 2019. A escolha foi derivada da canção da artista com Caetano Veloso e que brinca com os contrastes da liberdade e da censura. “As pessoas precisam ser mais tolerantes, respeitarem mais as leis, a democracia. Tomar cuidado com o outro”, disse Daniela. Na avenida, a rainha compôs o trio elétrico com uma banheira de balões nas cores rosa e azul, também fazendo menção à música. 
  • 2020 – No ano seguinte, a musa veio com o tema ‘Arte é Resistência’. Daniela se apresentou nos principais circuitos de 2020, trazendo diferentes looks. Alguns homenagearam peças de Shakespeare, como na foto abaixo.
Fotos: Divulgação/ Ag.News

Veja mais sobre o Carnaval de Salvador no ibahia.com