Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > carnaval 2024
Whatsapp Whatsapp
Deusas Africanas

Bloco As Muquiranas anuncia tema para Carnaval de 2024

Tema 'Deusas Africanas' foi estudado durante anos, e de acordo com organização, tem ligação com representatividade dentro do próprio bloco

Redação iBahia • 09/04/2023 às 13:11 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Bloco As Muquiranas anuncia tema para Carnaval de 2024
Foto: Márcio Reis /Ag Haack

O bloco 'As Muquiranas' anunciou neste domingo (9) o tema para o Carnaval de Salvador em 2024. O bloco, tradição na folia baiana, em meio à tantas polêmicas, levará para a avenida o tema 'Deusas da África'.

De acordo com a agremiação, o tema foi idealizado e elaborado durante anos. Ao divulgar a novidade, o perfil oficial de 'As Muquiranas' reforça que o bloco tem em sua formação 70% de negros entre os associados.

Leia mais:

"Em 2024 a nossa homenagem chega para que juntos possamos reviver as memórias de um passado glorioso, de grande riqueza e influência de soberanas civilizações seculares Africanas, sendo regidas e comandadas por mulheres guerreiras e que reinaram com muita grandeza e sabedoria o seu povo. Como um reino não anda só, as suas divindades tiveram influência direta sobre as principais decisões políticas socioculturais diante de inúmeras gerações."

No texto, a agremiação ainda traz dados históricos como por exemplo a predominância de outras religiões no mundo, sendo apenas 8% representando as religiões tradicionais africanas.

"O tema Deusas da África simboliza a guerreira que habita em nós, mas também é a personificação da Terra, a Deusa Mãe nas civilizações, a criadora do Universo, o cordão umbilical sólido com o antigo lar, com os nossos ancestrais que foram usurpados da sua cultura, da sua religião, da sua fé."

Polêmicas em 2023

No Carnaval de 2023, o primeiro da retomada pós pandemia, o bloco se envolveu em uma grande polêmica com o registro de uma mulher sendo cercada e atacada por homens integrantes do blocos, atingida por jatos de água e empurrada várias vezes.

O iBahia entrou em contato com o bloco e, em carta aberta, a entidade disse que "é contra todo e qualquer tipo de violência, preconceito e assédio e lamenta qualquer atitude que evidencie essas práticas."

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CARNAVAL 2024 :

Ver mais em Carnaval 2024