Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > coisa de cinéfilo
Whatsapp Whatsapp
Coisa de Cinéfilo

‘Anatomia de uma queda' merece a sua atenção

O longa francês vencedor da "Palma de Ouro" do 'Festival de Cannes' traz o roteiro e direção de Justine Triet

Marcela Gelinski • 03/02/2024 às 18:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Sempre que sai a lista de indicados ao Oscar, os espectadores se deparam com filmes não tão badalados e com atores menos conhecidos. E sempre digo que, normalmente, é aí que moram grande tesouros que merecem a nossa atenção. E é justamente o caso de "Anatomia de Uma Queda".


				
					‘Anatomia de uma queda' merece a sua atenção
O longa francês vencedor da "Palma de Ouro" do 'Festival de Cannes' traz o roteiro e direção de Justine Triet. Foto: Reprodução / Diamond Filmes

O longa francês vencedor da "Palma de Ouro" do Festival de Cannes traz o roteiro e direção de Justine Triet e o protagonismo de Sandra Hüller, atriz que também está presente no filme "Zona de Interesse", outro indicado ao Oscar deste ano.

Leia mais:

Bem especificado pelo seu título, "Anatomia de Uma Queda" é um drama de suspense que envolve o espectador o tempo inteiro na narrativa dúbia. Passamos a maior parte do tempo tentando entender os personagens, suas motivações e possíveis culpas.

À medida que o roteiro, muito bem escrito, avança, vemos que o foco não é esse. O entendimento de que as pessoas possuem muitas facetas é muito mais importante do que a culpabilidade delas. Além disso, perceber o quanto que uma única história pode ter tantas versões e percepções.

Com uma direção cuidadosa, notada nos detalhes das câmeras utilizadas, é muito fácil se imergir naquela celeuma, que vai se tornando cada momento mais angustiante. A queda foi ou não acidental? Um suicídio ou homicídio? Quem poderia ter motivação para isso?

Leia mais

Entramos constantemente num questionamento interno de “mas isso não quer dizer nada”, ao mesmo tempo em que “pode dizer alguma coisa, sim”. E é como é na realidade, no nosso dia a dia. Os indícios podem nos levar a compreender as situações da forma como nos convém, mas a verdade, no final das contas, sempre tem a sua faceta.

Logo percebemos que pouco importa o que de fato aconteceu e quem é o culpado. Não nos interessa mais, em determinado ponto, se a esposa matou o marido. Queremos defendê-la, ainda que ela parece bastante culpada, em vários momentos. Isso se torna pouco relevante e essa é a grandeza deste filme.

"Anatomia de Uma Queda" é um exemplo perfeito de filme impecável. Ele não se excede (e nem falta) no roteiro, na direção, nas atuações, na fotografia, na edição de som. Em absolutamente nada. É um filme redondo que cumpre perfeitamente o seu objetivo de deixar o espectador intrigado e na dúvida.

Sim, porque a dúvida permanece. Terminamos o filme sem saber a verdade sobre os fatos. Mas como disse anteriormente, isso se torna completamente irrelevante depois de todo o envolvimento que temos na trama. Vale, com toda certeza, a sua atenção!

Confira o trailer abaixo

Imagem ilustrativa da coluna Coisa de Cinéfilo
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM COISA DE CINÉFILO :

Ver mais em Coisa de Cinéfilo