Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > empreenda com fritz paixão
Whatsapp Whatsapp
Empreenda com Fritz Paixão

Empreendedorismo: a jornada de Mani Reggo rumo ao sucesso em Salvador

Conheça a história de Mani Reggo, empreendedora visionária que superou desafios financeiros e encontrou no trabalho árduo a chave para o sucesso

Fritz Paixão • 04/03/2024 às 10:30 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Estou muito animado para compartilhar com vocês a jornada inspiradora de Mani Reggo, uma empreendedora excepcional de Salvador. Desde os primeiros dias vendendo brigadeiros até hoje, com sua própria barraca de lanches, Mani enfrentou desafios com coragem e determinação.


				
					Empreendedorismo: a jornada de Mani Reggo rumo ao sucesso em Salvador
Conheça a história de Mani Reggo, empreendedora visionária que superou desafios financeiros e encontrou no trabalho árduo a chave para o sucesso. Foto: Arquivo Pessoal

Em nossa conversa, ela vai nos contar como superou obstáculos e construiu seu caminho para o sucesso. É uma história que vai inspirar a todos nós.

Leia mais:

Mani, como você começou sua jornada como empreendedora?

"A minha jornada como empreendedora começou quando me formei em Serviço Social e não consegui emprego. Passei a vender brigadeiros na frente da estação do metrô em uma bicicleta. Depois, com a ajuda da família, adquiri a barraca de lanches na qual estou trabalhando."

Quais foram os maiores desafios que você enfrentou ao iniciar seu negócio?

"Os desafios foram: suporte financeiro para adquirir os produtos para vender, investir nas instalações da barraca e comprar equipamentos. Tudo o que tinha foi gasto para comprar o ponto de venda. Desafio de como produzir sem dinheiro."

Leia mais

Como você equilibra os desafios de ser uma mulher empreendedora?

"O equilíbrio é diário, desde estar à frente do negócio para que se tenha respeito e segurança, como também atender com gentileza, equilibrando a jornada fora e dentro de casa."

Quais estratégias você utilizou para promover e expandir o seu negócio?

"Hoje é a minha rede social, mas antes foi o WhatsApp enviando para os clientes e espalhando pelo grupos."


				
					Empreendedorismo: a jornada de Mani Reggo rumo ao sucesso em Salvador
Mani Reggo tem uma barraca de lanches em Salvador. Foto: Arquivo Pessoal

Qual é a importância da representatividade feminina no mundo dos negócios?

"É de extrema valia que essa representatividade esteja nas lideranças e não apenas nos postos de serviços. É importante que as mulheres se vejam nos diversos lugares para que cada vez mais acreditem e alcancem esses locais antes negados pela falta de acesso a uma educação de qualidade à população pobre, que é até então o nosso povo preto. Isso precisa mudar."

Quais são os principais obstáculos que as mulheres enfrentam ao empreender, e como superá-los?

"A principal dificuldade é o acesso financeiro e o preconceito de gênero e racial. A superação é feita por meio dos estudos, do trabalho e do conhecimento dos seus direitos, juntamente com o combate à discriminação."

Você acredita que há diferenças significativas entre o empreendedorismo feminino e masculino? Se sim, quais?

"Sim, há diferenças no ramo de atuação e na credibilidade. Existem áreas nas quais muitos acreditam que as mulheres não podem atuar e vice-versa. Em outras, não são creditadas em sua capacidade de condução pelo gênero feminino."

Como você lida com o estresse e a pressão de ser uma empreendedora?

"É difícil porque, quando se é responsável por todas as etapas de produção, muitas vezes você não tem o direito de escolha, de lazer, de ficar doente ou de ficar cansada. Porque se você optar por não trabalhar naquele dia, poderá comprometer o seu orçamento e, consequentemente, o pagamento de alguma conta. Um dia não trabalhado tem que ser muito planejado."

Qual conselho você daria para mulheres que desejam iniciar seus próprios negócios, especialmente aquelas que enfrentam desafios semelhantes aos seus?

"Não desista!"

Imagem ilustrativa da coluna Empreenda com Fritz Paixão
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREENDA COM FRITZ PAIXÃO :

Ver mais em Empreenda com Fritz Paixão