Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > gestão e carreira com cristiano saback
Whatsapp Whatsapp
Gestão e Carreira

Dicas estratégicas para recolocação profissional

Faça um mapeamento do mercado de trabalho e as oportunidades de acordo com a sua área de atuação

Cristiano Saback • 19/02/2024 às 8:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Não aguenta mais o seu emprego atual? Foi demitido(a)? Investir numa recolocação no mercado de trabalho exige muita pesquisa e preparação. Alguns profissionais procuram um novo trabalho mesmo quando ainda estão empregados, outros procuram uma nova oportunidade assim que acabam de ser demitidos.


				
					Dicas estratégicas para recolocação profissional
Faça um mapeamento do mercado de trabalho e as oportunidades de acordo com a sua área de atuação. Foto: Reprodução / Canva Pro

Seja qual for a situação, cada profissional tem os seus motivos para fazer esse movimento na carreira. Ficar sem um trabalho gera insegurança e incerteza de futuro. Não dá pra ficar de braços cruzados esperando por um milagre. Então, a melhor escolha é estar em movimento para se garantir num mercado cada vez mais competitivo.

Leia mais:

Quando atendo profissionais que estão com desejo ou precisam se recolocar profissionalmente, percebo que as dificuldades começam desde as etapas mais básicas, por exemplo: preparação do currículo e para a entrevista de emprego, entender como estão as ofertas salariais da área de atuação e autoconhecimento profissional. Entender o que as empresas estão querendo para ocupar determinados cargos e funções é essencial, para direcionar a carreira e se posicionar melhor no mercado de trabalho.

Leia mais

Leia 03 dicas para RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL:

01 – Mantenha suas redes sociais profissionais atualizadas e procure, também, fortalecer o seu networking continuamente.

02 – Muita pesquisa e leitura sobre a atualização da sua profissão aos olhos do mercado de trabalho e pesquise por cargos que venham com as descrições das funções e média salarial. Essas informações são importantes para você saber como direcionar e se posicionar num momento de recolocação.

03 – Mesmo quando conseguir a sua recolocação. Não se acomode. Procure novos cursos e capacitações que desenvolvam novas competências e habilidades.

Se você não aguenta mais o seu emprego atual, não aja por impulso. Procure fazer uma recolocação profissional com sabedoria, gerenciando seu tempo. Se o seu caso foi de demissão, entendo que você tem um sentindo de urgência, mas procure se preparar para cada etapa que um processo de recrutamento e seleção exige

Imagem ilustrativa da coluna GESTÃO E CARREIRA
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GESTÃO E CARREIRA COM CRISTIANO SABACK :

Ver mais em Gestão e Carreira com Cristiano Saback