Normalmente, a porta de entrada no mercado de trabalho é através de cargos operacionais: estagiário, analista junior, etc. Mas se seu objetivo é avançar profissionalmente e conquistar cargos táticos (coordenação, supervisão) e estratégicos (diretoria e C level) dentro de uma empresa, você precisa parar de ficar, apenas, apagando incêndio. É preciso planejamento.

Existe um perfil muito comum em uma empresa: o bombeiro. Aquele que vive sua rotina profissional apagando incêndios. Resolve os pepinos, as urgências, sai e entra de reuniões e fica pulando de tarefa em tarefa. Chega ao final do ano, faz um balanço do seu desempenho e tem a sensação que trabalhou muito e não avançou em nada.
Leia também:
Alguns profissionais que têm esse perfil, acham que falta reconhecimento da empresa. Mas essa resposta não vem se você continuar performando sem estratégia. Tem que lembrar que a carreira não anda, somente, com esforço. Provavelmente o que falta aí é autogestão.
Quando você passa anos apenas reagindo às demandas sem planejar, sem priorizar, sem organizar e sem dar visibilidade às suas entregas, vai continuar onde você está. Mesmo tendo disciplina, competência e comprometimento.
Aqui estão 3 dicas para sair do modo bombeiro:
- Planeje antes de agir: entenda o que é realmente a prioridade. Alinhe sua performance com as expectativas da empresa e da sua liderança buscando informações estratégicas. Dessa maneira você para de ficar, apenas, correndo no mesmo lugar e começa a avançar.
- Priorize com inteligência: nem tudo é urgência! Você vai precisar dizer alguns “nãos” com dados e sensibilidade diante de um cenário específico. O foco sempre vai ser aquilo que realmente traz resultado para um projeto específico no qual você está atuando no momento.
- Organize e dê visibilidade à sua entrega: não basta executar, é preciso deixar claro o impacto do seu trabalho. Organize suas entregas, registre tarefas, acompanhe indicadores e comunique resultados. Não tenha vergonha! Visibilidade não é vaidade, é critério estratégico de promoção.
O caminho não é fácil, mas é possível. Mudança no seu perfil comportamental, na rotina e organização transformam completamente como a empresa e o mercado de trabalho enxergam você. Isso começa por você, quando está realmente disposto(a) a assumir o protagonismo da sua evolução profissional.
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

