Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > gestão e carreira com cristiano saback
Whatsapp Whatsapp
Gestão e Carreira

Previsão de aumento de oportunidades de trabalho temporário

Uma excelente época para você que procura o primeiro emprego ou recolocação no mercado de trabalho

Cristiano Saback • 27/11/2023 às 8:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

De acordo com a Assertem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário) há uma previsão de 470 mil vagas temporárias para esse final de ano no Brasil. Um aumento de cerca de 5% em relação ao mesmo período de 2022.

Com a chegada do fim do ano, as oportunidades de trabalho temporário se ampliam impactando em toda a cadeia, desde o fornecimento de matéria prima até a venda de produtos e prestação de serviços. O que acaba aquecendo o mercado de trabalho com a ampliação de vagas de emprego oferecidas.

Leia mais:


				
					Previsão de aumento de oportunidades de trabalho temporário
Previsão de aumento de oportunidades de trabalho temporário. Foto: Reprodução / Canva Pro

As vagas de trabalho temporário se referem a aqueles cargos e funções que serão ocupados e desempenhados por um tempo determinado, com data de início e término. Essa prática é prevista em lei (Lei nº 6.019/74 e Decreto nº 10.854/2021), portanto protege tanto a empresa quanto o contratado.

No que diz respeito ao estado da Bahia, o trabalho temporário acaba se estendo por todo o verão, tendo em vista o turismo, a quantidade de festas e o carnaval que aquecem a cidade. Então, as oportunidades estão desde a área do varejo até a produção de eventos.

Muita gente pergunta se existe uma chance de contratação efetiva após o contrato temporário. Sim, existe. Mas isso depende de 02 fatores: da necessidade da empresa e se o profissional está qualificado para desempenhar as funções. Esse último vai depender de como você se apresenta, desempenha as tarefas e como se relaciona com seus colegas de trabalho durante o período contratado.

Seguem 03 dicas para TRABALHO TEMPORÁRIO:

  • Faça um mapeamento das vagas e das áreas que estão em alta entre dezembro/2023 e fevereiro/2024. A maioria está no setor do comércio e entretenimento, então foque a sua procura através de plataformas especializadas e pelos sites das empresas. No seu bairro podem ter boas opções, também.
  • Procure elaborar um bom currículo e se preparar para a entrevista de emprego. As dicas sobre esses 02 temas já estão disponíveis na coluna Gestão e Carreira no iBahia.
  • Existe a possibilidade de contratação efetiva, mesmo que não seja uma garantia. Portanto, dedique-se! Dê o seu melhor e mostre a que veio. É assim que a gente fortalece a nossa imagem profissional e também a rede de relações profissionais.

Lembre que essas vagas podem estar em grandes empresas ou até mesmo no seu bairro. Quando fizer a pesquisa pela internet, certifique-se que é uma vaga legítima para não cair em golpe de oferta de emprego.

Manter-se produtivo(a) traz mais autoestima e autoconfiança. Então, mãos à obra, até porque as vagas não correm atrás da gente. O movimento é justamente o contrário. Boa sorte nessa nova etapa, para que 2024 seja um ano mais produtivo e rentável para todos nós!

Imagem ilustrativa da coluna GESTÃO E CARREIRA
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GESTÃO E CARREIRA COM CRISTIANO SABACK :

Ver mais em Gestão e Carreira com Cristiano Saback