Petiscos saudáveis para acompanhar os jogos da Copa? Aprenda a montar ótimas opções


Foto: Acervo Fernanda Macuco

Salgadinhos, pipoca, frituras, são tantas guloseimas ofertadas, que as vezes é difícil de imaginar como se alimentar bem nesses tempos de copa do mundo.

Mas a verdade é que não precisamos nos render a tentações, se planejarmos bem o que vamos comer. Vou ensinar como montar uma tábua de petiscos gostosos, fáceis de preparar e que são visivelmente lindos!

Primeira coisa a pensar é sobre a qualidade dos alimentos. Então, logicamente os mais naturais estarão sempre em primeiro plano. A lista inclui vegetais como cenourinhas, tomatinhos, pepino, ovinhos de codorna, frutas e nuts.

A partir daí, formando a base natureba, vamos explorar as conservas. Nem toda conserva é ruim. Nos rótulos dos alimentos,  podemos comparar a lista de ingredientes e analisar se são basicamente água, vinagre, sal e condimentos. Às que levam açúcares, melhor evitar.

Então, invista nas azeitonas, pepino, cebola ou qualquer conserva vegetal.

Na sequência, vamos aos queijos. São fontes de gorduras e proteínas que promovem saciedade, muito sabor e são ótimos para combinar com vegetais e frutas.

Outra opção bem gostosa é elevar nossa tábua para o sabor agridoce. Compre uma geleia sem açúcar ou faça a sua em casa.

As oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, pistache) e também o amendoim que mesmo sendo uma leguminosa, caem bem quando é feito apenas com sal e é assado ou torrado. 

Para acompanhar os vegetais crocantes, faça uma pasta com creme de ricota e saborize com temperos variados (ervas frescas como salsa ou manjericão, especiarias como pimentas, cúrcuma, páprica, e temperos secos como orégano, tomilho).

Atenção aos embutidos, por mais que sejam opções legal para substituir alimentos ricos em farinhas, não devem ser consumidos em excesso.

E para finalizar, uma torradinha natural, que já ensinei aqui antes e vale conferir pois vai enriquecer sua tábua com crocância, sabor e ninguém vai sentir falta dos salgadinhos para comer com a pastinha que será servida!

E por último os ovinhos de codorna, que vão trazer boas doses de saciedade e nutrientes essenciais para uma alimentação saudável!

Vamos torcer pelo nosso Brasil! Bons jogos!!

Leia mais sobre Gastronomia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.