Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > não óbvio
Whatsapp Whatsapp
Não Óbvio

Cinco lugares em Salvador para você se sentir dentro da natureza

Dentro de Salvador você pode se sentir dentro da natureza. Veja lugares e refúgios naturais que incluem atividades culturais, gastronomia e muito mais

Vanessa Brunt • 09/04/2024 às 15:30 • Atualizada em 09/04/2024 às 16:34 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Restaurantes, jardins, casas abertas à visitação e até parques exuberantes e espaços culturais envoltos pelo verde. Tudo isso pode ser encontrado nesta seleção, com lugares que oferecem uma fuga da agitação da cidade.

Essa é, de fato, uma oportunidade para se reconectar com o ambiente natural, criando experiências memoráveis para toda a família.

Leia mais:

Confira cinco lugares em Salvador para você se sentir dentro da natureza:

01. Jardim Botânico | @jardimbotanicosalvador


				
					Cinco lugares em Salvador para você se sentir dentro da natureza
Jardim Botânico se destaca como um importante reduto de estudo, preservação e conservação da Mata Atlântica na capital baiana.. Foto: Bruno Concha/Secom PMS/Divulgação

Para aqueles que anseiam por uma fuga da agitação urbana de Salvador e desejam se reconectar com a natureza, o Jardim Botânico de Salvador pode ser o destino ideal.

Situado no bairro de São Marcos, o Jardim Botânico se destaca como um importante reduto de estudo, preservação e conservação da Mata Atlântica na capital baiana.

Ali, esconde-se um verdadeiro paraíso verde, onde majestosas árvores e uma exuberante vegetação coabitam em harmonia, embaladas pela serenata dos pássaros. Este refúgio está aberto para ser explorado por todos os que buscam uma conexão mais profunda com o ambiente natural.

Após anos de negligência, o Jardim Botânico de Salvador passou por uma notável transformação. O projeto de requalificação não apenas visa expandir a estrutura física existente, mas também proteger o valioso herbário presente no local.

Desde a entrada, onde uma guarita acolhedora, envolta em vegetação, dá as boas-vindas, até os postes de iluminação em LED e a área de estacionamento, cada detalhe foi cuidadosamente planejado para proporcionar uma experiência única e encantadora.

Uma trilha elevada de 795 metros serpenteia pela mata, guiando os visitantes até um pavilhão revestido de madeira ao final. Uma antiga caixa d'água, transformada em uma obra de arte pelo renomado artista plástico Bel Borba, é uma das surpresas que aguardam os exploradores.

O viveiro de plantas também foi revitalizado, hoje funcionando como um pavilhão de observação da natureza, cercado por um entorno paisagístico de mais de 4 mil metros quadrados.

Com aproximadamente 61 mil espécies vegetais distribuídas por uma área de 160 mil metros quadrados, o Jardim Botânico oferece aos visitantes a oportunidade de explorar não apenas a diversidade da Mata Atlântica, mas também do Cerrado e da Caatinga. É como um laboratório vivo, onde se pode mergulhar na riqueza da flora brasileira.

Além disso, o local oferece mudas de espécies nativas frutíferas e medicinais, como o Cajueiro, a Aroeira, a Pitanga e o Urucum.

No primeiro pavimento, os visitantes podem desfrutar de uma área vegetal descoberta, oferecendo vistas panorâmicas da copa das árvores, abrigando setores de pesquisa e programas, laboratórios e um herbário.

Por fim, a cobertura vegetal proporciona uma área calçada, permitindo acesso e vistas deslumbrantes da área externa.

O Jardim Botânico de Salvador não apenas resgata um tesouro natural valioso, mas também oferece à comunidade uma oportunidade única de se reconectar com a natureza e preservar o rico patrimônio ambiental da região.

  • Endereço: Av. São Rafael, s/n - São Marcos, Salvador - BA, 41253-245
  • Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
  • Valores: Acesso Gratuito
  • Instagram: @jardimbotanicosalvador

02. Casa do Rio Vermelho | @casadoriovermelho


				
					Cinco lugares em Salvador para você se sentir dentro da natureza
Casa do Rio Vermelho, também conhecida como Casa de Jorge Amado, destaca-se como um refúgio cultural que combina história, literatura e beleza natural.. Foto: Divulgação

Entre os locais encantadores que oferecem uma experiência imersiva na natureza em Salvador, a Casa do Rio Vermelho, também conhecida como Casa de Jorge Amado, destaca-se como um refúgio cultural que combina história, literatura e beleza natural.

Localizada no bairro do Rio Vermelho, esta residência foi o lar do renomado casal de escritores baianos, Jorge Amado e Zélia Gattai. Hoje, transformada em um museu, a casa oferece aos visitantes uma oportunidade única de mergulhar na vida e na obra desses dois ícones da literatura brasileira.

O que muitos talvez não saibam, é que o charme da Casa do Rio Vermelho vai além de suas paredes repletas de histórias. Seu belo jardim, cuidadosamente mantido, é uma verdadeira jóia verde escondida no coração do bairro. Ao explorar os recantos do jardim, os visitantes são convidados a mergulhar na tranquilidade da natureza, rodeados por árvores frondosas, plantas exuberantes e o cantar dos pássaros.

Os visitantes podem vivenciar o privilégio de combinar um passeio cultural fascinante com a oportunidade de desfrutar da serenidade e da beleza natural proporcionadas pelo jardim da Casa do Rio Vermelho.

Respirar cultura e natureza em um mesmo lugar é uma experiência enriquecedora que certamente ficará na memória de quem a vivencia.

Assim, para aqueles que buscam se sentir verdadeiramente dentro da natureza em Salvador, a Casa do Rio Vermelho se apresenta como um destino imperdível, onde é possível mergulhar na história literária da Bahia enquanto se conecta com a exuberância verde que a rodeia.

  • Endereço: R. Alagoinhas, 33 - Rio Vermelho, Salvador - BA, 41940-620
  • Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h. Entrada até às 17h.
  • Valores: Ingressos: R$ 20 (inteira) / R$ 10 (meia). Moradores da cidade de Salvador tem direito a meia entrada, basta levar o comprovante de residência. Quarta-feira a entrada é gratuita para todos.
  • Telefone: (71) 99626-1036 ou (71) 3104-4659
  • Instagram: @casadoriovermelho

03. Praia da Gamboa + Bar da Mônica | @bardamonica


				
					Cinco lugares em Salvador para você se sentir dentro da natureza
A Praia da Gamboa é considerada pelo público como uma pérola escondida em Salvador. Foto: Divulgação

A Praia da Gamboa é considerada pelo público como uma pérola escondida em Salvador, encantando os visitantes com sua beleza natural e atmosfera tranquila. Situada na península de Itapagipe e carinhosamente intitulada por muitos como o "Caribe Brasileiro", esta praia oferece um cenário de tirar o fôlego, com suas águas calmas e cristalinas, areias douradas e coqueiros que contornam a costa.

Além disso, a Gamboa presenteia os observadores com vistas espetaculares da Baía de Todos os Santos, especialmente durante o pôr do sol, transformando o céu em uma explosão de cores vibrantes. É o momento perfeito para apreciar a beleza natural da região e capturar fotos deslumbrantes.

Os visitantes têm à disposição uma variedade de atividades na Praia da Gamboa. Desde caminhadas relaxantes ao longo da costa até mergulhos revigorantes em suas águas cristalinas. Para os apreciadores da boa gastronomia, há também a oportunidade de relaxar em uma das barracas de praia locais, onde se pode saborear iguarias da culinária baiana.

Entre as opções gastronômicas, destaca-se o Bar da Mônica, conhecido por sua comida caseira e pela atmosfera de uma praia particular. Localizado na Comunidade da Gamboa de Baixo, o bar oferece a experiência única de degustar uma deliciosa moqueca ou outros pratos típicos da Bahia com frutos do mar, estando praticamente dentro dele, enquanto se contempla a vista privilegiada da Baía de Todos os Santos.

O ambiente do restaurante é simples, situado em um píer de cimento com uma escadinha que dá acesso direto ao mar. O local é frequentemente animado, com moradores, turistas e navegantes se reunindo para desfrutar de boa música e ótimos momentos.

Há várias mesas e sombreiros disponíveis, proporcionando o cenário perfeito para desfrutar de um mergulho refrescante no mar entre um drink e outro.

Para chegar ao Bar da Mônica na Gamboa de Baixo, a sugestão é fazer o trajeto de barco, uma experiência que complementa o charme do local. A entrada também pode ser realizada pelo Museu de Arte Moderna (MAM), seguindo em direção à praia de pedras e descendo as escadas próximas à escolinha de SUP, um dos points mais animados de Salvador atualmente.

Em suma, a Praia da Gamboa oferece um verdadeiro refúgio para aqueles que buscam escapar da agitação da cidade e se conectar com a natureza em um cenário deslumbrante. O Bar da Mônica, já consagrado como um ponto turístico da cidade, acrescenta ainda mais charme e sabor a esse destino imperdível para quem visita ou reside em Salvador.

  • Endereço: Rua Barbosa Leal, N°31, Gamboa de baixo, Salvador – BA, 40060-245
  • Funcionamento: 08h às 18h, todos os dias.
  • Valores: Consumação
  • Telefone: (71) 3336-9728
  • Instagram: @bardamonica

04. Parque da Cidade Salvador | @parquedacidade.salvador


				
					Cinco lugares em Salvador para você se sentir dentro da natureza
Parque da Cidade oferece uma ampla gama de atividades em meio a uma atmosfera serena e revitalizante. Foto: Divulgação

Para aqueles que buscam momentos de conexão com a natureza e lazer em família, o Parque Joventino Silva, também conhecido como Parque da Cidade, é uma excelente escolha. Este espaço verde oferece uma ampla gama de atividades em meio a uma atmosfera serena e revitalizante. Com vastos gramados, árvores majestosas e infraestrutura para diversas atividades, como ciclismo, patinação e skate, o parque é um verdadeiro paraíso para os amantes do ar livre.

Desde sua renovação em 2014, o Parque da Cidade tem se destacado como um destino popular para pessoas de todas as idades em busca de momentos de diversão, cultura e contato com a natureza. Com cerca de 4 mil metros de pistas, o parque também abriga um anfiteatro que oferece uma variada programação cultural, incluindo apresentações de bandas locais e de fora da cidade, peças teatrais e exposições de arte.

Além disso, a Praça Pau-Brasil no Parque da Cidade é o cenário de diversos eventos, como a renomada Feira de Alimentos Orgânicos, Feira de Antiguidades e feiras de artesanato, proporcionando experiências enriquecedoras para toda a família.

Com espaços amplos e aconchegantes, o parque é ideal para momentos de relaxamento e diversão em família. Enquanto os adultos aproveitam para descansar nos gramados e apreciar os sons da natureza, as crianças se divertem nos brinquedos infláveis e pula-pulas disponíveis.

Para aqueles que desejam praticar atividades físicas, o Parque da Cidade oferece uma variedade de opções guiadas por instrutores, como yoga, alongamento e outras atividades recreativas, garantindo momentos de saúde e bem-estar para todos os visitantes.

  • Endereço: Av. Antônio Carlos Magalhães, s/n - Itaigara, Salvador - BA, 41815-420
  • Funcionamento: segunda a sexta, das 4h30 às 22h. Sábados, domingos e feriados, das 4h30 às 19h.
  • Valores: Gratuito
  • Instagram: @parquedacidade.salvador

05. Restaurante Egeu | @restaurante.egeu


				
					Cinco lugares em Salvador para você se sentir dentro da natureza
Restaurante Egeu, onde paisagem e boa comida se completam. Foto: Divulgação

Para os apreciadores da boa gastronomia e da natureza, sem abrir mão da sofisticação, esse restaurante é um verdadeiro achado. Situado na Av. Sete de Setembro, o local oferece uma experiência gastronômica única, combinando pratos de frutos do mar, carnes suculentas e massas artesanais, tudo isso harmonizado com uma vista deslumbrante da Baía de Todos os Santos.

No Egeu, a culinária mediterrânea se encontra com o sabor brasileiro, proporcionando uma experiência memorável para os amantes da boa comida. Sob a habilidade do chef Antônio Santiago, a cozinha oeferece pratos elaborados com ingredientes frescos e uma fusão de receitas tradicionais e mediterrâneas.

Inspirado nas lendárias aventuras dos gregos e na beleza do mar Egeu, o restaurante celebra o encanto e a diversidade das tradições culinárias mediterrâneas. Localizado em uma posição privilegiada, ele se estabelece como um refúgio de sabores no coração de Salvador, com uma vista panorâmica que se estende pela Baía de Todos os Santos.

O cardápio do Egeu é uma verdadeira viagem gastronômica pelos sabores do mar e da terra. Os frutos do mar frescos são as estrelas do menu, apresentando pratos magníficos, como lagosta grelhada com manteiga de ervas, camarões suculentos preparados com temperos mediterrâneos e peixes delicadamente grelhados com acompanhamentos sazonais.

Seja para apreciar em momentos de tranquilidade ou acompanhado da família, esse restaurante combina uma experiência gastronômica excepcional com a exuberância da natureza.

  • Endereço: Av. Sete de Setembro, 2830 - Barra, Salvador - BA
  • Funcionamento: quarta, das 12h à 0h. De quinta a sábado, das 12h às 2H. Domingo, das 12h às 20h.
  • Valores: Consumação
  • Telefone: (71) 99329-3220
  • Instagram: @restaurante.egeu
Imagem ilustrativa da coluna NÃO ÓBVIO
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NÃO ÓBVIO :

Ver mais em Não Óbvio