Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > não óbvio
Whatsapp Whatsapp
Não Óbvio

Quatro séries não óbvias que mostram o lado tóxico da sociedade

Tramas que servem como alerta e divertem pelos roteiros bem escritos

Vanessa Brunt • 16/01/2024 às 19:22 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Falta de ética profissional, relacionamentos amorosos maléficos e até mesmo sistemas burocráticos brasileiros que enlouquecem as pessoas. Todos esses pontos podem ser encontrados nas séries desta seleção, que vão desde produções turcas até as brasileiras. Confira:


				
					Quatro séries não óbvias que mostram o lado tóxico da sociedade
Em Asas da Ambição, Asli é uma jovem ambiciosa que não mede esforços para alcançar tudo o que almeja em sua carreira.. Foto: Reprodução Netflix | Série Asas da Ambição

1. Asas da Ambição

Uma trama sombria, que mescla drama e suspense. Em Asas da Ambição, Asli é uma jovem ambiciosa que não mede esforços para alcançar tudo o que almeja em sua carreira. Para isso, porém, ela elimina a ética e passa por cima de outros profissionais. O foco de Asli é tomar o lugar da famosa âncora de um jornal televisivo: Lale. Ela se aproxima sorrateiramente para colocar os seus planos em prática e começa a sabotar a carreira e a vida de Lale.

Leia mais:

Diversas temáticas atuais e importantes são abordadas na produção, como o poder e a criação de fake news, o comportamento nocivo virtual, a ética na liderança , conflitos geracionais e o imediatismo irreal.

Apesar do tom novelesco, as atuações são bem construídas e sustentam a obra com seriedade. Com metáforas sobre leões, aves e todo o processo de caça, a série traz lições e alertas enquanto não deixa de lado o mergulho nas rotinas pessoais das protagonistas. O dia a dia em uma redação de jornal também aparece com diferentes nuances, exibindo a força da verdade e do trabalho por trás dela.

➨ Onde assistir: Netflix ➨ Duração por episódio: 50 min ➨ Gênero: Drama e Suspense ➨ Número de temporadas: Duas ➨ Está finalizada? Aguarda-se confirmação da terceira temporada ➨ Episódios por temporada: 08 episódios ➨ Ano de lançamento: 2023 ➨ Nacionalidade: Turquia

2. Me Conte Mentiras (Tell Me Lies)

A trama gira em torno do relacionamento tóxico entre Lucy e Stephen, que vivem, ao longo de oito anos, uma relação tumultuada e inebriante. Lucy vai para a faculdade no sul da Califórnia e inesperadamente se apaixona pelo sombrio e misterioso veterano Stephen DeMarco. E é aí onde mora o primeiro alerta: aspectos de mistérios que não são sanados ao longo da relação já servem como uma grande bandeira vermelha.

O relacionamento dos protagonistas é alimentado por luxúria, mas também está cheio de mentiras e abusos. Uma das cenas mais interessantes é uma na qual Lucy questiona o seu par sobre algo que a incomoda e, ao invés dele demonstrar atenção ao que ela está sentindo, ele exibe decepção e raiva, fazendo com que ela, no final, peça desculpas (sendo que ele era o errado na situação).

O curioso é que grande parte do público que assistiu à trama se queixou, justamente por não encontrar um romance bonito e inspirador ou personagens 'bonzinhos o suficiente', sendo que o foco da obra é justamente mostrar o que não deveria ocorrer e o que não deve ser considerado normal.

O mais interessante é que a série não foca apenas neste relacionamento abusivo amoroso, mas também em camadas tóxicas dentro das famílias dos personagens, nos laços com as mães e em amizades disfuncionais.

➨ Onde assistir: Star+ ➨ Duração por episódio: 45–53 min ➨ Gênero: Drama e Suspense ➨ Número de temporadas: 1 temporada ➨ Está finalizada? Terá segunda temporada neste ano (2023) ➨ Episódios por temporada: 10 episódios ➨ Ano de lançamento: 2022 ➨ Nacionalidade: EUA

Veja também

3. The Teacher (A Professora)

Uma professora de ensino médio, se aproveita de sua posição de poder sobre o aluno menor de idade Eric Walker e engata com ele um relacionamento abusivo e ilícito cujas consequências se arrastam por anos na vida de ambos

O objetivo principal da obra é levantar uma reflexão sobre como pode não ser difícil relativizar a gravidade das piores ações em algumas circunstâncias. A trama exemplifica que abusadores podem estar em quaisquer lugares, com quaisquer rostos, e que não existe algo como “essa pessoa jamais faria isso, eu a conheço”.

A produção também examina como falsos ideais da masculinidade podem se emaranhar com a realidade do abuso: o que é ser abusado quando o mundo te diz que o homem sempre quer sexo, não importa com quem seja, em qual circunstância? O que é ser abusado quando “o aluno que pegou a professora” é um clichê tão celebrado e glorificado dentro dos ambientes masculinos? Como fazer as pazes com as cicatrizes que um abuso deixou quando o “ser homem” presume invulnerabilidade emocional, primazia física, dominação sexual?

Com episódios curtos, é interessante para maratonar em um único dia ou final de semana, podendo levar as discussões para a mesa de bar.

➨ Onde assistir: Star+ ➨ Duração por episódio: 30 min ➨ Gênero: Drama ➨ Número de temporadas: 1 temporada ➨ Está finalizada? A série encontra-se completa. ➨ Episódios por temporada: 10 ➨ Ano de lançamento: 2019 ➨ Nacionalidade: EUA

4. Justiça

Justiça dá luz aos sistemas brasileiros que criam problemáticas e empurram decisões a personagens repletos de camadas e de grandes traumas. A produção brasileira mostra quatro prisões que ocorreram em uma única noite de 2009. Uma coincidência que une quatro pessoas de origens diferentes em Recife, cujos efeitos serão sentidos por muito tempo – muito mais do que durante os sete anos de reclusão a que foram condenados.

A razão pela qual cada um foi julgado culpado é questionável. Entre as polêmicas que dividem opiniões pelo mundo, a minissérie critica, portanto, os sistemas nacionais e globais com as burocracias e outras problemáticas envolvidas. Afinal, a justiça feita pelos que detém o poder é sempre mesmo uma justiça? Até que podem as leis estão sendo justas? O que poderia ou não deveria ser flexível? A ideia da obra é justamente levantar questionamentos.

A morte da filha pelas mãos do próprio namorado enciumado pesa no coração da professora Elisa (Deborah Bloch). Do outro lado, a família de Fátima (Adriana Esteves) vive em harmonia até que o policial brutal Douglas (Enrique Diaz) e sua namorada Kellen (Leandra Leal) se mudam para a casa ao lado. Quando o cachorro desse casal morde o filho mais novo de Fátima, ela acaba cometendo um crime na intenção de proteger suas crianças. Tais histórias vão percorrer lições diversas que discutem a moral, a ética e a complexidade do perdão.

➨ Onde assistir: Globoplay ➨ Lançamento: 2016 ➨ Finalizada? Sim, ainda em 2016 (é uma minissérie). ➨ Quantidade de temporadas: 1 (com 20 episódios). ➨ Nacionalidade: Brasil

Imagem ilustrativa da coluna NÃO ÓBVIO
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NÃO ÓBVIO :

Ver mais em Não Óbvio