Os ensaios já começaram e quem me conta é Jorge Oliveira, conhecido como Jorge Fogueirão. O Grupo completa 37 anos de fundação e Jorge faz 50. Faça as contas aí e se assuste, Jorge fundou o grupo de samba junino quando era um adolescente, tinha 13 anos de idade. Mas, vamos aos ensaios
Ensaios do Samba Junino para o São João
A cidade já respira samba duro. Na Cidade Baixa, bairro do Uruguai, o Samba de Terreiro já está na área, como também o 'Balão de Ouro'.
Leia também:
Os integrantes se reúnem de quinze em quinze dias na Segunda Travessa Pedro Gama, no bairro da Federação. Ahhhh … tem mais, dia 17 é o Dia Municipal do Samba Junino. Os grupos vão sair pelas ruas do centro de Salvador ao som desse gênero musical, genuinamente soteropolitano. A concentração é ao lado do monumento Zumbi dos Palmares, na Praça da Sé, em Salvador.
"SÓ AS MINHAS" É O NOVO TRABALHO DE TATAU
Música boa não falta no repertório de Tatau, uma das mais belas vozes do Brasil. O cara é bom demais e, ainda neste semestre, o compositor e cantor vai dar um presente aos fãs. Falo do lançamento de um audiovisual em todas as plataformas digitais. Não vou contar tudo pra não estragar a surpresa, vou dar um spoiler. São 26 canções, alguns hits e outras inéditas. Chega, né? Já falei demais, aguardem os próximos capítulos.
ENCONTRANDO O BRASIL NO BENIN, UMA PARCERIA AFRO BRASILEIRA
A produtora executiva Jô Queiroz Gerber, baiana nascida em Salvador, no bairro do Engenho Velho de Brotas, está em busca de patrocinadores para o projeto "Encontrando o Brasil no Benin". O objetivo é estreitar os laços culturais entre o Brasil e o país africano. Como bem escreveu o escritor Laurentino Gomes, em seu livro Escravidão.
“Em Ajuda, litoral da República do Benin, a quarenta quilômetros da fronteira com o Togo, região quente e úmida da África, perpendicular à linha do Equador, tudo remete à Bahia.” A produtora visitou o país africano três vezes e detectou várias semelhanças. O projeto "Encontrando com o Benin" deve reunir artistas brasileiros na Bienal de Ouidah, de 2 a 16 de agosto deste ano. Jô Gerber já contactou com órgãos públicos e artistas e intelectuais. Vamos aguardar.
Leia mais
- O massacre no bairro Shaperville
- Conheça advogada baiana que será homenageada em Portugal
- O Carnaval de Salvador em Sydney
MÃE MENININHA É HOMENAGEADA NA CASA DE ANGOLA.
Na sexta-feira (12), Mãe Menininha do Gantois será homenageada, em memoriam, na Casa de Angola. É o lançamento da 18ª edição da revista angolana de literatura & arte chamada Ómnira, que no idioma iorubá significa Liberdade.
Se Menininha estivesse viva, ela teria completado 130 anos no mês de fevereiro. Ela foi a Ialorixá mais famosa do Brasil. Vai ser uma noite memorável. Além do lançamento da revista, será feito um sarau comandado pela poeta Jovina Souza.
O evento tem o apoio da Embaixada da República de Angola no Brasil, da UBESS, União Baiana de Escritores e do Movimento Literário Kutanga de Angola. O jornalista Roberto Leal é o editor da revista. Ele é baiano, e vive em África.
LAVAGEM DE MADELEINE JÁ TEM DATA MARCADA
Robertinho Chaves e equipe anunciaram que, este ano, a Lavagem de Madeleine vai acontecer no dia 15 de setembro. A atração principal será Carlinhos Brown, também sócio do evento, que já faz parte do calendário oficial da capital francesa.
Infelizmente, os órgãos de cultura do Estado ainda não enxergaram a importância desse evento. Na minha visão, Madeleine é um cartão postal da Bahia. É uma excelente oportunidade do Governo do Estado e da Prefeitura de Salvador para fechar negócios e atrair turistas para a Bahia. Só o nome Bahia já vende, chama a atenção, e é logo associado a cultura, nossa riqueza maior. Para se ter uma ideia, em 2005, na primeira edição do evento na França, foi lançado até um perfume com o nome de Bahia. Fica a dica.
Wanda Chase
Wanda Chase
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!