A Copa do Mundo de 2026 já tem 42 seleções confirmadas e as últimas seis vagas serão definidas de forma dramática, no modelo de repescagem, em março do próximo ano, mesmo com o sorteio dos grupos já acontecendo na primeira semana de dezembro.

Duas vagas da Copa do Mundo serão definidas na repescagem mundial. As seis seleções foram divididas em duas chaves. O vencedor de cada chave garante a vaga e as equipes mais bem posicionadas no ranking da FIFA nestas disputas (neste caso, Iraque e República Democrática do Congo) aguardam os vencedores das semifinais para o duelo decisivo.
Leia também:
Uma das chaves terá até países vizinhos do Brasil se enfrentando na semifinal. Isso acontece porque, apesar de estarem na América do Sul e fazerem fronteira com o nosso país, suas seleções não disputam as Eliminatórias pela mesma confederação. A Bolívia entrou pela repescagem da CONMEBOL e o Suriname pelas competições da CONCACAF. Com isso, uma vaga da repescagem mundial será decidida da seguinte forma: a Bolívia enfrenta o Suriname e o vencedor dessa partida enfrenta o Iraque (Oriente Médio).
A outra vaga será definida pelo mesmo critério: a Nova Caledônia (território francês que abrange dezenas de ilhas no sul do Oceano Pacífico) enfrenta na semifinal a Jamaica (famosa ilha do Caribe no coração da América Central) e o vencedor deste confronto faz a partida derradeira contra a República Democrática do Congo (África Central).
Repescagem europeia
Já as outras quatro vagas virão da Europa e serão decididas da seguinte forma: os 16 países foram divididos em quadrangulares e o vencedor de cada um fica com a vaga. Os jogos serão únicos e a seleção melhor posicionada no ranking da FIFA joga a semifinal em casa. Na partida final, o mandante do confronto será decidido em sorteio.
O primeiro quadrangular terá nas semifinais a tetracampeã Itália disputando contra a Irlanda do Norte e o País de Gales enfrentando a Bósnia. Os vencedores fazem a final e a seleção vitoriosa deste jogo vai à Copa do Mundo.
O segundo quadrangular tem de um lado da chave Ucrânia e Suécia e do outro Polônia e Albânia. Os vencedores desses jogos fazem a partida da qual sairá a seleção classificada.
O terceiro quadrangular reúne Turquia e Romênia, seleções que fazem um jogo no qual o vencedor enfrenta a equipe vitoriosa do confronto entre Eslováquia e Kosovo. Assim como nos outros grupos, o país vitorioso segue para o Mundial.
O quarto quadrangular também terá dois jogos. O primeiro é Dinamarca x Macedônia do Norte e o segundo coloca frente a frente a República Tcheca contra a Irlanda. Os vencedores de cada grupo se enfrentam e o melhor vai para a Copa do Mundo.
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

