Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > cotidiano > cidadania
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
'Vitória do povo'

Tema do 2 de julho celebra o povo baiano na independência da Bahia

Celebração do 2 de julho reforça a vitória de um povo independente

Isadora Gomes • 02/07/2024 às 6:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A Independência do Brasil na Bahia, comemorada nesta terça-feira (2), é um símbolo da luta pela liberdade e da identidade de um povo que valoriza a história e cultura. Neste ano, a celebração traz o tema “2 de Julho: Povo Independente” destacando não apenas o marco histórico, mas também a contínua busca por independência.


				
					Tema do 2 de julho celebra o povo baiano na independência da Bahia
Artistas constroem ‘Painéis do 2 de Julho’. Foto: Fundação Gregório de Mattos

As comemorações deste ano prometem ser especialmente significativas, já que a programação começou no dia 29 de junho e seguirá até o dia 14 de julho. As festividades acontecem na capital baiana, Recôncavo e Litoral Norte da Bahia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

Para Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos, responsável pela celebração do 2 de Julho, este ano o tema e a expansão dos festejos no interior revisita e traz mais luz à história, ressaltando a importância do povo e das cidades no processo de independência.


				
					Tema do 2 de julho celebra o povo baiano na independência da Bahia
Tema do 2 de julho celebra o povo baiano na independência da Bahia. Foto: Bruno Concha/Secom

“Essa é a principal data do nosso estado, a data magna do nosso estado. Sem sombra de dúvidas, quando você enaltece, valoriza, reconhece a história, você faz com que ela seja transmitida para as próximas gerações, o que a gente tem que fazer cada vez mais, de forma que a geração que está chegando aí tenha orgulho dessa data, sinta amor pelo seu estado”, afirma o Prefeito de Salvador, Bruno Reis.

‘Povo Independente’ é representado nas ruas de Salvador

Nas ruas de Salvador, o tema será representado através das peças assinadas pelo artista plástico baiano Ray Vianna. Ao longo do circuito, serão instaladas mais de 25 peças, além de estandartes que serão colocados em prédios públicos.

Para o baiano Ray Vianna, é uma alegria fazer parte dessa importante manifestação popular como artista, tendo a responsabilidade de incorporar a mensagem central deste ano e representar o povo independente às peças e obras.

“Desde criança, eu me empolgo com o cortejo, com toda expressão popular desta festa. Agora, a empolgação vem acompanhada com o orgulho de assinar as obras de decoração”, declara.

Compõem também o projeto de ornamentação a fixação dos arcos do triunfo na entrada do Taboão, no Largo do Pelourinho. As ilustrações que serão apreciadas pelo público durante o cortejo, com os personagens populares homenageados, foram criadas por Daniel Soto, artista baiano e pesquisador do 2 de Julho.


				
					Tema do 2 de julho celebra o povo baiano na independência da Bahia
Tema do 2 de julho celebra o povo baiano na independência da Bahia. Fotos: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Artistas constroem ‘Painéis do 2 de Julho’

Os onze artistas que farão parte do "Painéis do 2 de Julho" exibirão os trabalhos no bairro do Barbalho e nos muros e espaços de Pirajá.

A ação especial com o tema "2 de julho: Povo Independente" retrata os personagens importantes que participaram da conquista pela Independência do Brasil na Bahia.

Figuras como Joana Angélica, Maria Quitéria, João das Botas, Cacique Bartolomeu Jacaré, fundamentais nessa luta, são homenageados pelos artistas.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CIDADANIA :

Ver mais em Cidadania