Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > cotidiano > tempo
Whatsapp Whatsapp
Mais de 40°C

Cidade baiana registra maior temperatura do Brasil em 24h; saiba qual

Outras duas cidades da Bahia também aparecem no ranking das 10 maiores temperaturas do país no domingo (8)

Redação iBahia • 09/10/2023 às 12:47 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Uma cidade do oeste da Bahia registrou a maior temperatura do Brasil em 24h. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O município em questão foi Ibotirama, que marcou 40,8°C, com sensação térmica de quase 42°C no domingo (8).


				
					Cidade baiana registra maior temperatura do Brasil em 24h; saiba qual
Cidade baiana registrar maior temperatura do Brasil em 24h. CBH São Francisco

Segundo Cláudia Valéria, meteorologista do Inmet, as altas temperaturas são comuns na cidade neste período do ano. O período é considerado seco e segue até o mês de novembro.

Leia mais:

"Nas últimas semanas, o oeste e o Vale do São Francisco registraram temperaturas elevadas, o que é comum nesta época do ano. Neste final de semana, as temperaturas ficaram ainda mais quentes no nordeste, em geral, porque outras regiões do Brasil foram atingida por chuvas", explicou.

A meteorologista explicou que os 40,8°C não podem ser associados com a onda de calor que atingiu o país no último mesmo. Isso porque, de acordo com Cláudia Valéria, para configurar uma onda de calor é preciso que as temperaturas da região subam cerca de 5°C por alguns dias, o que não é o caso.

Além de Ibotirama, outras duas cidades baianas também apareceram no ranking das 10 maiores temperaturas no domingo. São elas Formosa do Rio Preto e Bom Jesus da Lapa, ambas também na região oeste. As localidades registraram 40,2°C.

Além do calor, os moradores de Ibotirama e outras cidades baianas enfrentam baixa umidade relativa do ar, que varia entre 30% e 20%.

Orientações de saúde

  • Beba bastante líquido e evite álcool e café, pois desidratam;
  • Evite atividades físicas intensas e ao ar livre;
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Se for inevitável, improvise um guarda-chuva para sair a céu aberto;
  • Use protetor solar, inclusive em casa;
  • utilize hidratante para pele e umidifique o ambiente – baldes de água espalhados pela casa ajudam;
  • Prefira roupas leves e folgadas;
  • Opte por ficar em locais frescos e ventilados.

Caso sinta tontura, náusea ou dor de cabeça, busque um local fresco e tente repousar. Se os sintomas persistirem, procure atendimento médico. Públicos específicos estão mais propensos a sofrer problemas relacionados ao calor. São eles:

Idosos:

Eles têm uma menor capacidade de suar, que é o mecanismo usado pelo corpo para se resfriar. Além disso, os idosos também estão mais suscetíveis à desidratação, porque têm um percentual menor quantidade de água no corpo.

Bebês e crianças:

Os pequenos têm o metabolismo mais acelerado, ou seja: produzem mais calor. Além disso, o sistema de controle de temperatura corporal das crianças é menos desenvolvido do que o dos adultos.

Pessoas doentes ou debilitadas

Enfermidades como diabetes, doenças cardíacas ou pulmonares podem prejudicar a capacidade do corpo de regular a temperatura.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM TEMPO :

Ver mais em Tempo