Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > cotidiano > tempo
Whatsapp Whatsapp
Transtornos

Comunidade quilombola na Bahia denuncia falta de energia há 72h

Segundo moradores, cerca de 150 famílias estão sem fornecimento e já perderam alimentos e até medicamentos

Alan Oliveira • 22/12/2023 às 19:04 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A comunidade quilombola do Buri e Gameleira, localizada no município de Pedrão, a cerca de 130 km de Salvador, está sem energia elétrica desde a última terça-feira (19), totalizando 72h nesta sexta (22).


				
					Comunidade quilombola na Bahia denuncia falta de energia há 72h
Comunidade quilombola na Bahia denuncia falta de energia há 72h. Foto: Arquivo Pessoal

Em entrevista ao iBahia, uma das moradoras da região contou que 150 famílias moram na comunidade e todas estão sem o fornecimento. Elas já perderam alimentos e até medicamentos, que dependem de refrigeração.

Leia mais:

Angélica Maria contou ainda que a comunidade tem feito contato constante com a Neoenergia Coelba desde que o serviço foi afetado, mas eles não têm visto equipes da empresa no local.

Vídeo: Arquivo pessoal

"Já tive que jogar alimentos fora, sem falar que pacientes aqui na comunidade que perderam insulina. A gente liga e eles [Neoenergia Coelba] dizendo que já tem equipe no local, mas não apareceu equipe nenhuma. Agora, eles já deram uma previsão para amanhã. Cada hora eles dão uma previsão", disse.

A região é uma das muitas afetadas pela chuva que atingiu o estado nesta semana. Há registros de queda de energia elétrica provocada pelo temporal também em Salvador, cidades da Região Metropolitana (RMS) e no interior.

Na zona rural de Castro Alves, no Recôncavo do estado, o fornecimento foi suspenso na quarta-feira (20) e só foi retomado na tarde desta sexta. Moradores ficaram incomunicáveis, sem a energia para carregar os celulares. Alguns também perderam alimentos com as geladeiras desligadas.

No bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, algumas ruas ficaram sem energia até a manhã desta sexta. Comerciantes perderam produtos. Outros moradores levaram alimentos para casa de parentes, para não ter prejuízos.

Em nota, a Neoenergia Coelba informou que técnicos da empresa seguem trabalhando nos locais afetados. Com o avanço na normalização do fornecimento de energia, os esforços das equipes se concentram no restabelecimento de casos pontuais, em grande parte ocorrências individuais.

Nesta sexta-feira, conforme pontuou a concessionária, mais de 3 mil profissionais estão em campo. O reforço deve seguir até a conclusão dos serviços. A empresa estima que, em todo Estado da Bahia, aproximadamente 99% dos clientes afetados tiveram o suprimento de energia regularizado.

Para a comunicação em caso de ocorrências relacionadas à rede elétrica, a empresa pede que os clientes entrem em contato com a distribuidora por meio dos canais digitais e do teleatendimento 116.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM TEMPO :

Ver mais em Tempo