O domingo (11) de Carnaval, em Salvador, será de 80% de chance de chuva. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os maiores acumulados serão registrados durante a manhã e tarde. À noite, a chuva deve diminuir, com temperaturas entre 29°C (máxima) e 23°C (mínima).
A mudança no clima está sendo causado por um sistema de baixa pressão, conhecido como cavado. O fenômeno meteorológico contribuiu para o aumento significativo da nebulosidade e a ocorrência de chuvas, que variaram de moderadas a fortes, resultando em alagamentos e deslizamentos de terra em diversas áreas da capital.
Leia também:
Segundo o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), os maiores acumulados de chuvas registrados na última 1 hora (atualizados às 12h) foram na Barra (41,8 mm) e no Engenho Velho de Brotas (40,0mm).
Nas últimas 6 horas, os maiores acumulados de chuvas foram em Sussuarana (62,2 mm), Barra (57,0 mm), Calabetão (54,8 mm), Bom Juá (54,2 mm), Cidade Baixa – Monte Serrat (54,0 mm), Ondina (53,6 mm), CAB (52,4 mm) e Engenho Velho de Brotas (50,2 mm).
Sobre o Carnaval, a Saltur, órgão que organiza a festa, informou que até o momento não há confirmação de que a chuva cause atrasos na saída dos trios ou outros tipos de interrupções.
Alagamentos e outras ocorrências
Devido a forte chuva que atinge a capital baiana na manhã desse domingo, foram registrados diversos pontos de alagamentos na cidade.
Até às 13h20 desse domingo, a Codesal já registrou 56 ocorrências. O balanço indica:
- 10 ameaças de desabamento
- 2 ameaças de desabamento de muro
- 5 ameaças de deslizamento
- 4 árvores ameaçando cair
- 6 árvores caídas
- 9 imóveis alagados
- 1 desabamento parcial
- 16 deslizamentos de terra
- 3 infiltração
As ocorrências foram registradas em Brotas, Cajazeiras, Itapuã, Cidade Baixa, Ipitanga, Barra, Pituba, Cabula, Tancredo Neves, Pau da Lima, Valéria, Liberdade.
Imagens feitas por moradores de diversos bairros de Salvador mostram os pontos de alagamento. Na Avenida Reitor Miguel Calmon, a chuva já causa impactos no trânsito devido a quantidade de água. Uma árvore também caiu no Vale do Canela.
Previsão para os próximos dias
Amanhã, segunda-feira (12/02), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas, por vezes moderadas, a qualquer hora do dia. Há risco de deslizamentos de terra devido aos acumulados de chuvas dos últimos dias.
Na terça-feira (13/02), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas, a qualquer hora do dia. Há risco de deslizamentos de terra devido aos acumulados de chuvas dos últimos dias.
Nathália Amorim
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!