Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > cotidiano > tempo
Whatsapp Whatsapp
80% de chance

Domingo de Carnaval será de chuva em Salvador; veja previsão

Previsão é de 80% de chuva durante este domingo (11) na capital baiana

Nathália Amorim • 11/02/2024 às 13:13 • Atualizada em 11/02/2024 às 13:33 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O domingo (11) de Carnaval, em Salvador, será de 80% de chance de chuva. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os maiores acumulados serão registrados durante a manhã e tarde. À noite, a chuva deve diminuir, com temperaturas entre 29°C (máxima) e 23°C (mínima).


				
					Domingo de Carnaval será de chuva em Salvador; veja previsão
Foto: Arquivo Pessoal

A mudança no clima está sendo causado por um sistema de baixa pressão, conhecido como cavado. O fenômeno meteorológico contribuiu para o aumento significativo da nebulosidade e a ocorrência de chuvas, que variaram de moderadas a fortes, resultando em alagamentos e deslizamentos de terra em diversas áreas da capital.

Leia mais:

Segundo o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), os maiores acumulados de chuvas registrados na última 1 hora (atualizados às 12h) foram na Barra (41,8 mm) e no Engenho Velho de Brotas (40,0mm).

Nas últimas 6 horas, os maiores acumulados de chuvas foram em Sussuarana (62,2 mm), Barra (57,0 mm), Calabetão (54,8 mm), Bom Juá (54,2 mm), Cidade Baixa – Monte Serrat (54,0 mm), Ondina (53,6 mm), CAB (52,4 mm) e Engenho Velho de Brotas (50,2 mm).

Sobre o Carnaval, a Saltur, órgão que organiza a festa, informou que até o momento não há confirmação de que a chuva cause atrasos na saída dos trios ou outros tipos de interrupções.

Alagamentos e outras ocorrências

Devido a forte chuva que atinge a capital baiana na manhã desse domingo, foram registrados diversos pontos de alagamentos na cidade.

Até às 13h20 desse domingo, a Codesal já registrou 56 ocorrências. O balanço indica:

  • 10 ameaças de desabamento
  • 2 ameaças de desabamento de muro
  • 5 ameaças de deslizamento
  • 4 árvores ameaçando cair
  • 6 árvores caídas
  • 9 imóveis alagados
  • 1 desabamento parcial
  • 16 deslizamentos de terra
  • 3 infiltração

As ocorrências foram registradas em Brotas, Cajazeiras, Itapuã, Cidade Baixa, Ipitanga, Barra, Pituba, Cabula, Tancredo Neves, Pau da Lima, Valéria, Liberdade.

Imagens feitas por moradores de diversos bairros de Salvador mostram os pontos de alagamento. Na Avenida Reitor Miguel Calmon, a chuva já causa impactos no trânsito devido a quantidade de água. Uma árvore também caiu no Vale do Canela.

Ruas do Rio Vermelho sofrem impactos da chuva Vídeo: Arquivo Pessoal
Alagamento na Avenida Miguel Calmon Vídeo: Arquivo Pessoal

Previsão para os próximos dias

Amanhã, segunda-feira (12/02), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas, por vezes moderadas, a qualquer hora do dia. Há risco de deslizamentos de terra devido aos acumulados de chuvas dos últimos dias.

Na terça-feira (13/02), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas, a qualquer hora do dia. Há risco de deslizamentos de terra devido aos acumulados de chuvas dos últimos dias.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM TEMPO :

Ver mais em Tempo