A madrugada desta segunda-feira (8) foi marcada por transtornos causados pela chuva. Entre deslizamentos e árvores caídas, parte do prédio da sede administrativa da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), ao lado da 1ª Delegacia dos Barris, desmoronou devido às fortes chuvas.
Até o momento, não há detalhes sobre feridos no local, mas informações iniciais apontam que carros foram soterrados pela queda do edifício. Em nota, a Transalvador informou que a sede do órgão caiu devido a um deslizamento de terra atrás do prédio.
Leia também:
Ainda durante a madrugada equipes do Corpo de Bombeiros e técnicos da Defesa Civil de Salvador (Codesal) atuaram no local. As outras unidades da sede administrativa foram evacuadas após orientações dos engenheiros da Codesal.
Na região da Politeama, um centro de vendas também foi invadido por um deslizamento, que deixou a estrutura de um prédio exposta. Segundo apuração da TV Bahia, moradores precisaram sair do prédio com pertences que conseguiam carregar em malas, deixando eletrodomésticos e outras coisas para trás.
Em nota, a Codesal informou que o prédio foi evacuado até que a chuva pare e que permitiu, de maneira ordenada, que os moradores voltassem ao local para a retirada de pertences essenciais. Uma nova vistoria será realizada no local, com a ajuda do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Em outros locais da cidades, quedas de árvore foram registradas. Na Avenida Garibaldi, sentido Federação, e na Ladeira do Pinicão, em Cajazeiras árvores caíram, mas não obstruíram as vias. Um engarrafamento já se forma até a região da Lucaia, devido à queda da árvore na Garilbaldi.
Também foram registrados alagamentos na Avenida Centenário, na rua Alfonso Celso, na Barra, e no Largo da Calçada, em Calçada.
Sirenes de evacuação foram acionadas em dois bairros de Salvador
Como forma de alertar a população dos bairros de São Caetano e da Liberdade, sirenes de emergência da Codesal foram acionadas no domingo (7). Salvador entrou em alerta máximo devido as fortes chuvas, segundo alerta da Defesa Civil.
Na prática, a cidade está em 'nível de alerta máximo' devido ao acumulado de chuvas acima de 150 milímetros nas últimas 72 horas. Em um vídeo, o diretor-geral do órgão, Sosthenes Macedo relatou que o acúmulo acionou sirenes instaladas em dois bairros da capital baiana: na Vila Sabiá, na Liberdade, e na Baixa do Cacau, em São Caetano.
“Já enviamos SMS informando às populações dessas comunidades, assim como acionamos os diversos órgãos e secretarias do Sistema Municipal de Defesa Civil, para que possamos assim recepcionar as famílias e garantir que elas estejam em segurança”, disse o diretor da Codesal, Sosthenes Macedo.
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!