A semana continua com tempo instável na Bahia. A atuação de um sistema de baixa pressão e resquícios de uma frente fria no Oceano Atlântico trazem chuva principalmente para Salvador, Região Metropolitana e Baixo Sul do Estado.
Segundo a Defesa Civil, na primeira semana do mês de abril já choveu quase o esperado para todo o mês inteiro. Só no domingo (7), o bairro de São Tomé de Paripe acumulou 175,5 mm de chuva. A média histórica para Salvador, dos últimos 30 anos, é 284,9 mm no mês de abril.
Leia também:
Tempo instável na Bahia
No Oeste da Bahia, a atuação dos ventos úmidos vindo da Amazônia também podem trazer pancadas de chuva. As temperaturas devem chegar aos 30° em grande parte da Bahia ainda durante essa semana do mês de abril, por isso em alguns momentos a chuva pode vir acompanhada de trovoadas.
Leia mais
- Defesa Civil emite 'alerta máximo' em Salvador até segunda (8)
- Canudos e Jeremoabo recebem ações emergenciais após chuvas na região
- Fortes chuvas geram transtornos e alagamentos em bairros de Salvador
Isso porque o calor faz as nuvens se formarem numa velocidade maior, e esse movimento de partículas de água e ar produzem eletricidade que são as descargas elétricas.
No decorrer da semana, a chuva deve diminuir de volume porque a frente fria vai se afastar do estado da Bahia, mas os ventos úmidos deste período podem trazer chuva principalmente na madrugada e início da manhã.
Thaic Carvalho
Thaic Carvalho
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!