Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > cotidiano > tempo
Whatsapp Whatsapp
Clima chuvoso

Rio Vermelho registra maior acumulado de chuva em Salvador; entenda

Chuvas fortes atingiram Salvador nesta segunda (4) e bairro do Rio Vermelho registrou uma precipitação de 47,8mm, o maior da cidade

Iamany Santos • 04/03/2024 às 12:43 • Atualizada em 04/03/2024 às 12:58 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A chuva forte que atingiu Salvador nesta segunda-feira (4) causou uma série de transtornos e caiu de forma desigual entre os bairros da capital baiana. Até às 11h da manhã, o bairro que havia registrado o maior acumulado de chuva foi o Rio Vermelho (47,8mm), na região conhecida como Chapada.


				
					Rio Vermelho registra maior acumulado de chuva em Salvador; entenda
Chuvas fortes atingiram Salvador nesta segunda (4) e bairro do Rio Vermelho registrou uma precipitação de 47,8mm, o maior da cidade. Foto: iBahia

Ao iBahia, a meteorologista do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), Cláudia Valéria, explicou que uma série de fatores interfere na diferença da precipitação pela cidade. Entre eles está a proximidade do oceano, áreas com/sem vegetação, geografia e ocupação.

Leia mais:

Áreas com mais área verde, por exemplo, também podem registrar um maior acumulado de chuva. Confira abaixo o ranking dos bairros em que mais choveu em Salvador nesta segunda:

  • Chapada do Rio Vermelho (47,8mm),
  • Ondina (40,2mm),
  • Pituba - Parque da Cidade (39mm)
  • Engenho Velho de Brotas (34,2mm)

Em nota, a Codesal ressalta que os cidadãos podem registrar ocorrências através do telefone gratuito 199. O plantão permanece 24h.

Chuvas em Salvador devem continuar

Segundo informações da Defesa Civil de Salvador (Codesal), as chuvas foram causadas por um vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN) que atingiu a atmosfera. O clima seguirá instável e com possibilidade de chuvas nesta segunda.

A chuva deve continuar na terça-feira (5), mas sem muita intensidade. A instabilidade no clima seguirá ao longo da semana, que será de calor intenso.

A partir de quarta (6), a semana deve seguir com predomínio de sol. Se chover é de forma isolada em Salvador.

Transtornos pela cidade


				
					Rio Vermelho registra maior acumulado de chuva em Salvador; entenda
Chuva forte atinge Salvador e causa pontos de alagamento pela cidade. Foto: Reprodução/Redes sociais

Alguns pontos da capital baiana registraram transtornos devido ao acumulo de água causado pelas fortes chuvas desta segunda.

No bairro da Pituba, uma árvore caiu e outros bairros registraram pontos de alagamentos, como São Cristóvão. Nas principais vias da cidade, foram registrados lentidão no trânsito e alguns pequenos alagamentos.

Até o fim desta manhã, a Codesal havia registrado 32 ocorrências pela cidade. Deslizamento de terra, imóveis alagados e ameaças de deslizamento estão entre os casos registrados pelo órgão. Não há registros de feridos.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM TEMPO :

Ver mais em Tempo