A sondagem do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica está a todo vapor. E uma nova balsa utilizada para auxiliar nas operações já foi instalada na Baía de Todos-os-Santos. Ela possui as mesmas grandes dimensões da primeira balsa: 75 metros de comprimento e área de convés de, aproximadamente, dois mil metros quadrados.
As duas contam com perfuratriz com sistema de compensação de ondas que permite o trabalho no mar mesmo em condições climáticas adversas. Com o desenrolar da sondagem, uma das balsas ficará mais próxima de Salvador e a outra nas proximidades de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica.
Leia também:
Vale ressaltar que, ao mesmo tempo, está em andamento a sondagem em águas rasas com até 10 metros de profundidade e uso de uma plataforma estilo Jackup. No momento, a operação é de força-tarefa para coletar amostras do fundo do mar em 102 pontos da Baía.
São nessas áreas que serão erguidos os pilares da Ponte Salvador-Itaparica. A sondagem foi iniciada com as operações terrestres em janeiro deste ano em Vera Cruz. Até o momento, 17 empresas baianas foram contratadas e 300 empregos diretos e indiretos já foram gerados somente em função da sondagem, que representa um investimento de R$ 160 milhões.
Ponte Salvador-Itaparica terá 12.4 km sobre o mar
O Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica atingirá 10 milhões de baianos em cerca de 250 municípios. Além da ponte com 12.4 km sobre o mar, a maior da América Latina, serão construídos novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz.
Na capital, serão 4 km de uma nova estrutura entre a região da Calçada e Água de Meninos, composta por um conjunto de viadutos e dois novos túneis que ficarão paralelos aos da Via Expressa. Já em Vera Cruz, o fluxo de veículos oriundos da ponte será direcionado para uma nova via expressa com 22 km que será construída na região de Mar Grande e segue até as proximidades de Cacha Pregos.
Por fim, será duplicado um trecho de 8 km da BA-001 desde Cacha Pregos até o início da Ponte do Funil, onde finaliza a área de atuação da Concessionária.
O investimento é fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e um consórcio chinês formado por dois grandes grupos que estão entre os maiores do mundo no segmento de construção e infraestrutura. São eles: China Railway 20th Bureau Group Corporation (CR20) e China Communications Construction Company (CCCC). O contrato assinado em novembro de 2020 estabelece uma concessão de 35 anos para construção, operação e manutenção do equipamento.
Mayra Lopes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!