Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > infraestrutura
Whatsapp Whatsapp
Infraestrutura

Ponte Salvador-Itaparica: começa perfuração na beira do mar

Atividade é mais uma etapa de sondagem do projeto para a construção da Ponte Salvador-Itaparica

Alan Oliveira • 22/03/2024 às 20:49 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Começou nesta sexta-feira (22) a perfuração na beira do mar para a construção da Ponte Salvador-Itaparica, no município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. O processo é mais uma etapa de sondagem do projeto, que deve ser finalizada em dezembro de 2024.


				
					Ponte Salvador-Itaparica: começa perfuração na beira do mar
Ponte Salvador-Itaparica: começa perfuração na beira do mar. Foto: Divulgação

Leia mais:

As mesmas ações foram realizadas em terra nos meses de janeiro e fevereiro, nas cidades de Vera Cruz e Salvador, respectivamente.

Leia mais:

De acordo com a concessionária responsável pela obra, assim como nas duas perfurações anteriores, serão retirados fragmentos do solo no local onde serão instalados pilares da ponte.

Os materiais serão analisados por laboratórios especializados, responsáveis por oferecer relatórios detalhados com informações sobre o solo da área.

Os passos seguintes preveem a sondagem em alto mar – águas rasas e profundas – com balsas de grandes dimensões e uso de equipamentos e materiais da China, com o objetivo de otimizar o trabalho das equipes que atuam no fluxo das sondagens.


				
					Ponte Salvador-Itaparica: começa perfuração na beira do mar
Começa sondagem da Ponte Salvador-Itaparica na capital baiana. Foto: Divulgação

Na lista, estão três perfuratrizes especiais com sistema de compensação de ondas, tecnologia chinesa para executar o serviço no mar durante o inverno, período em que podem ocorrer condições climatológicas adversas, garantindo a estabilização das balsas onde estarão as plataformas de trabalho.

Com o fim da sondagem, os canteiros de obras começarão a ser mobilizados no início de 2025, prevê a concessionária.

O que promete a Ponte Salvador-Itaparica

O Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica será um novo vetor de distribuição de renda e deve impulsionar a economia de toda a Bahia, com geração de 7 mil empregos.

Serão contemplados 10 milhões de baianos em cerca de 250 municípios, conforme pontua a concessionária.

O investimento vai fomentar o desenvolvimento econômico a partir da atração de novos empreendimentos em áreas como logística, indústria, comércio, serviços e mercado imobiliário.


				
					Ponte Salvador-Itaparica: começa perfuração na beira do mar
Começa sondagem da Ponte Salvador-Itaparica na capital baiana. Foto: Matheus Landim/GOVBA

O novo sistema deve também impulsionar de maneira sustentável o turismo na Bahia, já que a distância entre Salvador e importantes zonas turísticas do estado, como o sul e baixo sul, será reduzida em mais de 100 km.

Além da ponte com 12.4 km sobre o mar, a maior da América Latina, serão construídos novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz.

Na capital, estão previstos 4 km de uma nova estrutura entre a região da Calçada e Água de Meninos, composta por um conjunto de viadutos e dois novos túneis que ficarão paralelos aos da Via Expressa.

Já em Vera Cruz, o fluxo de veículos da ponte será direcionado para uma nova via expressa com 22 km, que será construída na região de Mar Grande e seguirá até as proximidades de Cacha Pregos.

Por fim, de acordo com a concessionária, será duplicado um trecho de 8 km da BA-001 desde Cacha Pregos até o início da Ponte do Funil, onde acaba a área de atuação da empresa.


				
					Ponte Salvador-Itaparica: começa perfuração na beira do mar
Foto: Divulgação
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM INFRAESTRUTURA :

Ver mais em Infraestrutura