Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > cotidiano > transportes
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Whatsapp Whatsapp
Novidades

Previsão de entrega da primeira parte do VLT é para 2027

Detalhes foram divulgados nesta quarta-feira (27), com a publicação da licitação no Diário Oficial do estado

Alan Oliveira • 27/12/2023 às 21:32 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A ordem de serviço para o começo das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que irá ligar Salvador a Simões Filho, na Região Metropolitana (RMS), deve ser assinada em junho do ano que vem. Já a previsão de entrega da primeira parte do sistema é para 2027, 3 anos depois. Os detalhes foram divulgados pelo Governo do Estado na licitação publicada no Diário Oficial (DOE) desta quarta-feira (27).


				
					Previsão de entrega da primeira parte do VLT é para 2027
Previsão de entrega da primeira parte do VLT é para 2027. Foto: Divulgação / Skyrail Bahia

A nova proposta do VLT substitui o projeto de VLT do Subúrbio, proposto pelo Governo da Bahia para substituir os antigos trens. Inicialmente, a obra seria feita pela empresa chinesa Skayrail. No entanto, houve um rompimento de contrato em agosto deste ano.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

A decisão foi tomada depois que a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) apontar a rescisão como saída diante da urgência de solução para a continuidade da implantação do sistema de transporte. Diversas irregularidades foram apontadas pelo órgão, a exemplo da mudança do projeto inicial.

Os trens do subúrbio foram desativados há dois anos para a instalação do VLT na região. No entanto, as obras não avançaram. Atualmente, os moradores contam apenas com os ônibus e micro-ônibus que circulam nessa área da cidade, já que o metrô ainda não chega na região.

Conforme a publicação no DOE, a sessão pública de recebimento das propostas por parte dos interessados acontecerá no dia 12 de março.

O VLT terá pouco mais de 36 km de extensão, divido em três trechos. O projeto inclui ainda requalificações, construção de ciclovias, pista de skate e mais.

O Investimento inicial estimado pela gestão é de R$ 3,6 bilhões. A autorização da licitação ocorreu na terça-feira (26), assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues.

Confira como serão os lotes:

  • Lote 1: De Ilha de São João, em Simões Filho (RMS), até a Calçada, em Salvador, com 16,66 km de extensão – via permanente com 17 paradas, recuperação de túneis, revitalização da Ponte São João;
  • Lote 2: De Paripe a Águas Claras, com 9,2 km de extensão – construção de via permanente com 8 paradas, urbanização com iluminação LED, praças de conveniência, pista de skate, ciclovias e interligação com o Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas;
  • Lote 3: De Águas Claras a Piatã, com 10,5 km de extensão – via permanente com 9 paradas, urbanização com iluminação LED, ciclovias e interligação com o Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas.
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM TRANSPORTES :

Ver mais em Transportes