Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > cotidiano > transportes
Whatsapp Whatsapp
Ponte aérea

Bahia ganha novas rotas de voos para receber turistas em 2024

Estado vai ganhar linhas diretas para Buenos Aires ainda em 2023; saiba detalhes

Lucas Sales • 29/10/2023 às 14:12 • Atualizada em 29/10/2023 às 15:29 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

As companhias aéreas brasileiras utilizam uma grande variedade de aviões para atender aos diferentes destinos nacionais e internacionais. Há desde o pequeno Cessna Grand Caravan, para apenas nove passageiros, até o Boeing 777, com capacidade para 410 viajantes. Na Bahia não é diferente.


				
					Bahia ganha novas rotas de voos para receber turistas em 2024
Salvador Bahia Airport registrou de janeiro até agosto deste ano um aumento de 78% no tráfego de passageiros internacionais. Foto: Divulgação

A Secretaria de Infraestrutura do Estado informou que o estado possui 65 aeroportos e aeródromos em funcionamento atualmente. Os 10 principais equipamentos do território baiano estão localizados em Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Comandatuba, Vitória da Conquista, Guanambi, Lençois, Barreiras, Ilhéus, Paulo Afonso e Salvador. Não foi informado qual o retorno econômico do sistema aeroviário à Bahia.

Leia mais:

O Salvador Bahia Airport registrou de janeiro até agosto deste ano um aumento de 78% no tráfego de passageiros internacionais quando comparado ao ano de 2022. Mais de 185 mil pessoas passaram pelo equipamento.

Os números levaram o terminal da capital baiana ser o aeroporto que mais recebeu turistas na região Nordeste. O equipamento também assumiu a 8ª colocação de maior movimentação de passageiros internacionais em todo o país.


				
					Bahia ganha novas rotas de voos para receber turistas em 2024
Salvador Bahia Airport registrou de janeiro até agosto deste ano um aumento de 78% no tráfego de passageiros internacionais. Foto: Divulgação

Projeção para o turismo

A expectativa é de que o estado se aprimore ainda mais quando o assunto for embarque/desembarque de turistas. A GOL Linhas Aéreas vai trazer ao estado o voo Porto Seguro (BPS) - Buenos Aires (EZE).

A partir do dia 16 de dezembro, a GOL inicia os voos diretos aos sábados - tanto ida quanto a volta. Os voos de Porto Seguro para a Argentina são operados pela GOL com o jato Boeing 737, cuja capacidade é de 176 passageiros em trajetos internacionais.

A rota Porto Seguro (BPS) - Buenos Aires (EZE) é uma estratégia para aproximar os turistas do exterior de um dos destinos mais bem quistos da Bahia. Situado na Costa do Descobrimento, sul da Bahia, Porto Seguro é ponto de acesso fácil a lugares como Trancoso, Arraial d’Ajuda, Caraíva e Santa Cruz Cabrália.

A Sky Airline também irá contribuir para o crescimento do Salvador Bahia Airport. A partir de 2 de janeiro de 2024, a companhia aérea inaugurará operações conectando a capital da Bahia a Montevidéu e Santiago.

A GOL também quer apresentar opções para embarques direto entre Buenos Aires e Salvador. A companhia quer iniciar os serviços a partir do dia 5 de janeiro de 2024, com demandas funcionando com quatro serviços semanais da rota, três para a cidade argentina Ezeiza e um para Aeroparque - aeroporto de Buenos Aires.

O Ministério do Turismo afirma que o país vai ganhar 94 voos para a temporada de verão. Serão 81 trajetos nacionais e 13 internacionais. As novas rotas integram o programa "Conheça o Brasil: Voando", lançado pelo governo federal recentemente. As operações funcionarão entre dezembro e janeiro.

Durou pouco

Na contramão da ampliação das linhas aéreas da Bahia, na última terça-feira (24) foi anunciado o fim dos voos de Salvador para Feira de Santana, cidade a 100 km da capital baiana. A decisão foi divulgada pela Voepass Linhas Aéreas, empresa responsável pelas viagens. Os serviços vão parar de existir a partir do dia 29 de dezembro.

Segundo a Voepass Linhas Aéreas, a decisão foi tomada devido a restruturação da malha aérea. A linha foi inaugurada no dia 4 de junho. O trajeto dura em média 20 minutos até pousar no aeroporto Governador João Durval Carneiro, na Princesa do Sertão. O valor das passagens custam a partir de R$ 94.

A aeronave utilizada na rota é um ATR-72, turboélice com capacidade para 68 passageiros, distribuídos em 17 fileiras de quatro assentos, dois de cada lado do corredor. Os voos acontecem às terças e quintas.

O aeroporto de Feira de Santana opera voos apenas de Recife e Salvador. De acordo com informações da concessionária que administra os serviços, ao menos 200 pessoas utilizam os o terminal diariamente. Com o fim da linha, o equipamento volta a ter serviços apenas para o município de Pernambuco.

O avião é um dos meios de transporte mais utilizados atualmente devido aos seus múltiplos benefícios, principalmente relacionados ao conforto e otimização do tempo. O voo de Salvador para Feira de Santana gerou diferentes debates nas redes sociais. De carro ou ônibus, a rota dura, em média, 1h30, caso o trânsito esteja livre de acidentes ou qualquer tipo de congestionamento na BR-324.

De avião, no entanto, dura apenas 20 minutos entre pouso e decolagem, mas se o cidadão contabilizar deslocamento até um aeroporto e saída do outro o tempo de antecedência equivale ao tempo do deslocamento terrestre.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM TRANSPORTES :

Ver mais em Transportes