icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Fiscalização

TCE aponta omissão da Agerba na punição por problemas no ferry

Auditoria mostrou 165 infrações contabilizadas pela Agerba por problemas no ferry, sem que houvesse arrecadação de multas, entre outros indicativos

foto autor

Alan Oliveira

22/03/2024 às 19:31 • Atualizada em 23/03/2024 às 13:07 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Uma auditoria feita pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) apontou omissão da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações (Agerba) na punição da Internacional Travessias Salvador (ITS) por problemas no ferry.


				
					TCE aponta omissão da Agerba na punição por problemas no ferry
TCE aponta omissão da Agerba na punição por problemas no ferry. Foto: Ulgo Oliveira/Seinfra

A informação foi divulgada nesta sexta-feira (22). A auditoria foi concluída em dezembro de 2023 e aponta casos de descumprimento de obrigações contratuais relacionadas, como manutenção técnica e à limpeza das embarcações, além das longas filas de esperas, dos atrasos no embarque e da indisponibilidade dos canais de comunicação para informações e compra de bilhetes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Segundo o TCE, apesar da aplicação de 165 autos de infração pela fiscalização da Agerba, entre janeiro e setembro de 2023, o órgão não emitiu boletos para arrecadação de multas da concessionária. Com isso, não houve recolhimento dos valores envolvidos.

A causa apontada na auditoria foi a demora na análise dos processos pelos setores responsáveis da agência, coisa que, segundo o TCE, impede a conversão dos autos em multa definitiva e a respectiva cobrança.

Os auditores concluíram ainda que as irregularidades caracterizam "erros grosseiros" cometidos pela gestão da Agerba na atividade. O processo de auditoria ainda está em tramitação no TCE/BA, pendente de julgamento.

Determinações por causa dos problemas no ferry


				
					TCE aponta omissão da Agerba na punição por problemas no ferry
TCE aponta omissão da Agerba na punição por problemas no ferry. Foto: Rodrigo Mantoan

O TCE pontuou que os auditores estão analisando se as determinações emitidas em 2022 para a gestão da Agerba foram cumpridas. Estas determinações são consequência de um trabalho realizado em 2021, que constatou irregularidades relacionadas às:

  • Reformas e à requalificação das edificações/instalações dos Terminais de Bom Despacho e São Joaquim;
  • Ao inadequado funcionamento da Ouvidoria da Agerba em receber, apurar e solucionar queixas/reclamações dos usuários;
  • À ausência de Comissão de Fiscalização composta por representantes do poder público, da ITS e dos usuários;
  • E à ausência de verificação do desempenho da Concessionária por meio dos indicadores definidos contratualmente.

O órgão pontuou ainda que os gestores da Agerba podem sofrer sanções, caso se conclua que as providências necessárias para o cumprimento das determinações não foram adotadas, a exemplo da desaprovação da prestação de contas, de multas que podem chegar a R$ 33.376,05, entre outras medidas sancionatórias.

O que dizem as partes envolvidas

Em nota, a ITS informou que todos os questionamentos estão sendo esclarecidos aos órgãos envolvidos. A empresa também respondeu sobre os problemas citados na auditoria. [Confira abaixo]

O iBahia também procurou a Agerba, para comentar o assunto. A Agência informou que está apurando todas as informações para posterior emissão de nota/posicionamento.

Confira nota na íntegra da ITS


				
					TCE aponta omissão da Agerba na punição por problemas no ferry
TCE aponta omissão da Agerba na punição por problemas no ferry. Foto: Divulgação/Seinfra

"1. à manutenção técnica e à limpeza das embarcações

A ITS realiza manutenções preventivas programadas, e que geralmente ocorrem nos próprios terminais assim como as corretivas. Em casos excepcionais, que necessitem de importação de peças e nos casos em que as embarcações passam por docagens, levam mais tempo porque são uma reforma completa na embarcação, realizada em dique seco.

A empresa faz a limpeza e desinfecção de todos os ferries após as travessias e encerramento da operação do dia. Em feriados e períodos de operações especiais, esse serviço é ampliado, com equipes de manutenção e limpeza de plantão. Além disso, os ferries e todas as áreas de acesso das embarcações contam com lixeiras à disposição dos passageiros

2. longas filas de esperas

Em períodos de feriados prolongados e no verão, ocorre grande fluxo de passageiros e veículos – em geral de três vezes maior que o que é registrado em dias comuns -, impactando no tempo maior de espera. Para auxiliar, a ITS realiza operações estendidas, incluindo viagens extras e funcionamento 24h em alguns dias que se observa a maior procura pelo serviço.

3. dos atrasos no embarque

A ITS cumpre os horários regulares.

4. e da indisponibilidade dos canais de comunicação para informações e compra de bilhetes.

A ITS dispõe de canais de comunicação direta com os clientes, informados no site da empresa.

Sobre a venda de passagens, o site também disponibiliza canal específico para o serviço exclusivo de veículos. As passagens são disponibilizadas no site com 30 dias de antecedência.

A outra modalidade de venda, o SAC Digital, destinada a veículos de passeio, com agendamento feito por meio do app e da plataforma eletrônica de serviços do Estado, também está divulgada no site da ITS".

foto autor
AUTOR

Alan Oliveira

AUTOR

Alan Oliveira

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Transportes