Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

Você tem medo de dirigir? Saiba como passar por cima disso

Segundo a ABRAMET – Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, cerca de dois milhões de brasileiros sofrem com isso

Redação iBahia • 05/10/2020 às 20:16 • Atualizada em 26/08/2022 às 20:30 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Admita: em algum momento, você já sentiu nervoso em dirigir. Seja para passar na prova prática ou em alguma ladeira mais íngreme, cerca de dois milhões de brasileiros sofrem com o medo de dirigir, segundo a ABRAMET – Associação Brasileira de Medicina de Tráfego. Esse problema, no entanto, tem solução.
Especialistas do Instituto MindControl separaram cinco dicas para desenvolver autoconfiança atrás do volante e poder dirigir numa boa em qualquer lugar.
Pratique em horários e locais tranquilos
Praticar é uma ótima maneira para superar sua insegurança em relação ao veículo, diminuindo sua ansiedade e aumentando sua familiaridade com o funcionamento do carro e o ato de dirigir em si. Comece praticando por alguns minutos, em dias, horários e locais tranquilos, como uma manhã de domingo pelo seu bairro por exemplo, e aos poucos vá aumentando o tempo e a distância que percorrerá neste treino. É importante neste início que você não vá sozinho!
Escolha bem seu acompanhante
Praticar é importante, mas tão importante quanto praticar é escolher bem seu acompanhante! Essa pessoa precisa te ajudar a manter a calma e o foco durante a prática de direção, portanto é importante que ela seja paciente e que principalmente queira verdadeiramente te ajudar a vencer seu medo de dirigir, pois críticas, impaciência e estresse não ajudarão em nada esse processo.
Pense positivo
Foque seus pensamentos em coisas positivas, como conseguir dirigir perfeitamente e chegar ao destino pretendido, bloqueando todos os pensamentos negativos e sabotadores que vierem à sua mente, vale colocar uma boa música que te ajude a relaxar e a se concentrar neste momento.
Valorize suas conquistas
É importante que você celebre cada pequena vitória, pois é um estímulo positivo para que sua mente continue a percorrer esta trajetória de superação.
Busque ajuda profissional
Se você já tentou praticar as dicas acima, mas ainda não conseguiu superar o medo de dirigir, considere buscar ajuda profissional. Há algumas opções que você pode considerar, como fazer algumas aulas com empresas especializadas para pessoas habilitadas, procurar um psicólogo ou hipnoterapeuta.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias