CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
CASA E DECORAÇÃO

Arquiteto explica melhores opções de iluminação para cada cômodo

“Fique atento às medidas de temperatura da luz e peça orientação a um profissional para identificar se a lâmpada escolhida atenderá as expectativas", aconselha Márcio Barreto

foto autor

Redação iBahia

09/12/2020 às 17:50 • Atualizada em 31/08/2022 às 12:56 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Você já avaliou a iluminação da sua casa? Com tantas opções no mercado - lâmpadas halógena, fluorescente, led, mercúrio e filamento e smart (inteligente) - é comum ter dúvidas sobre qual escolher. Para que você acerte na escolha e atenda bem todos os cômodos da residência, o arquiteto Márcio Barreto separou algumas dicas.
“No momento de escolher as lâmpadas para o lar, é importante observar para quais ambientes você está destinando a compra e se o tipo de iluminação é adequado para determinado cômodo. Há uma expectativa de conforto para cada ambiente e saber diferenciar as temperaturas de cor pode te ajudar na escolha final da compra, priorizando o conforto visual e valorizando a decoração de cada cômodo”, aconselha Barreto, que foi o vencedor do prêmio “ambiente destaque” da Mostra Morar Mais por Menos (2018).
Foto: divulgação / Márcio Barreto
Luzes por cômodo
Entre as opções disponíveis no mercado de “casa e decoração”, os tons amarelados, branco neutro e frio são os mais encontrados entre as casas, embora o LED colorido (sobretudo azul e vermelho) venha ganhando espaço em offices gamers.
Ideal para salas e quartos, a luz de tom amarelado é onde há uma intenção maior de descanso e conforto, proporcionando menos incomodo visual. A dica é do arquiteto Márcio Barreto, que entende o uso da tonalidade amarela, “pode funcionar bem também em varandas, a depender da expectativa de conforto desejado para o espaço”, orienta.
Com relação ao banheiro, cozinha ou escritórios, a luz branca neutra é a mais indicada por Barreto. Além de estimular a atenção no cômodo, a visualização ampla dos detalhes é necessária para higienizar os cômodos de maneira assertiva. Já a última cartela de cores — luz branca fria — é mais encontrada em espaços comerciais como clínicas, farmácias e indústrias.
“Na hora da compra, fique atento às medidas de temperatura da luz e peça orientação a um profissional para identificar se a lâmpada escolhida atenderá as expectativas quando colocadas no ambiente, seja da forma comum ou através de uma luminária”, conclui Barreto. ilu

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Casa e Decoração