Calcular a quantidade de comida para a ceia de Natal não é uma tarefa fácil, principalmente porque a quantidade que cada um come varia muito a depender do sexo, idade, peso e gosto pessoal. Para evitar desperdício e não passar pela situação da falta de comida no meio da festa, se deve montar uma mesa farta, mas sem muitas sobras.
A quantidade de comida está muito ligada à variedade de pratos servidos. Assim, para iniciar a conta é preciso saber o número total de convidados e separá-los entre homens, mulheres e crianças. Em geral, adultos comem de 400 a 700 gramas de comida durante a ceia.
Para as entradas, deve-se servir de 100 a 150 gramas de frutas secas por pessoa. Caso sirva canapés, é recomendado calcular de quatro a seis unidades por pessoa, sempre lembrando que quanto maior a variedade de comida, maior a tentação em provar todas as opções.
Na hora de comprar as carnes, deve-se considerar que uma pessoa come em média 200 gramas. Segundo a chef Adriana Cymes, é importante lembrar que um peru de três quilos pode acabar rendendo apenas 60% do peso e, nesse caso, atende a, no máximo, nove pessoas. Se o número de convidados for maior do que esse, o ideal é servir um peru maior e contar com uma segunda opção de carne, como tender ou pernil. Nos jantares em que as carnes serão acompanhadas de arroz e farofa, deve-se preparar um quilo de cada para cada 15 pessoas.
Para a sobremesa, a sugestão da chef é sorvete. "Como nosso Natal é quente, a sobremesa agrada e não dá trabalho.", diz Cymes em entrevista ao site UOL. Um litro de sorvete serve seis pessoas. Quem for servir bolo deve calcular 100 gramas por pessoa. Quando houver mais de uma opção de doce, o ideal é que ambas consigam atender a todos os convidados, de maneira que, se todos optarem pela mesma, ela não falte.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade