Para quem ama comer bem sem ganhar muitas calorias, essa dica de alimentos que enchem a barriga sem pesar é ideal para manter uma alimentação equilibrada e sem comprometer a dieta.

Nesta lista, criada a partir de indicações de nutrólogos e nutricionistas, estão alimentos acessíveis e dentro da realidade brasileira. Eles podem ser facilmente incluídos em diferentes refeições, seja no café da manhã, no almoço ou nos lanches intermediários.
Leia também:
Confira 10 alimentos que enchem e tem poucas calorias:
Abobrinha cozida - 19 kcal

Rica em água e com baixa densidade calórica, a abobrinha é excelente para gerar volume e sensação de estômago cheio sem pesar na balança. Fornece fibras, antioxidantes e vitamina C. É também de fácil digestão, excelente para quem tem digestão lenta ou sensibilidade intestinal.
Ovo cozido - 68 kcal

O mais famoso e queridinhos de quem faz dieta. O ovo é fonte de proteína de alto valor biológico, colina (essencial para o cérebro) e gorduras boas. Ele ajuda a controlar a fome por meio da modulação de hormônios como GLP-1 e PYY. É acessível e eficaz em estratégias de controle do apetite.
Chuchu cozido - 24 kcal

Composto majoritariamente por água e fibras solúveis, o chuchu é leve, mas eficaz para promover saciedade. É um alimento neutro, fácil de combinar e levemente diurético. Fornece ainda potássio e folato.
Feijão carioca - 76 kcal

Alimento básico na dieta do brasileiro, regula o intestino e é fonte de proteína vegetal, fibras (solúveis e insolúveis), ferro e magnésio. Ajuda a controlar a glicemia e o colesterol, beneficia a microbiota intestinal e está entre os alimentos mais estudados por seus efeitos sobre a saciedade.
Repolho cru - 25 kcal

Fonte de fibras e compostos antioxidantes, o repolho tem baixo índice glicêmico, é anti-inflamatório, rico em vitamina K e contribui para o volume do prato sem acrescentar muitas calorias.
Aveia em flocos - 56 kcal

Também muito conhecida pelos amantes da alimentação saudável, a aveia é rica em beta-glucana, uma fibra solúvel que retarda a digestão, prolonga a saciedade e auxilia no controle da glicemia.
Maçã com casca - 75 kcal

A maçã contém pectina, fibra solúvel que ajuda a controlar a fome e a glicemia. Também possui antioxidantes naturais. Quando consumida com casca, melhora o trânsito intestinal, contribui com a microbiota e prolonga a saciedade entre as refeições.
Batata-doce - 76 kcal

Com baixo índice glicêmico, fornece energia sustentada, reduz picos de fome e é rica em amido resistente e fibras. Ajuda a estabilizar a glicemia, promove saciedade prolongada e é versátil em receitas doces e salgadas.
Cenoura crua - 25 kcal

Fonte de fibras, prolonga a mastigação e aumenta a saciedade. É rica em betacaroteno (pró-vitamina A), que favorece a saúde da pele, visão e imunidade. Mesmo cozida, mantém baixo teor calórico e contribui com um leve dulçor natural, útil para reduzir a vontade de doces.
Iogurte natural - 95 kcal

Fonte de proteínas e cálcio, o iogurte natural (sem açúcar) tem baixo valor calórico e favorece a saúde intestinal.
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
